Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Março de 2012 às 08:03

    Imprimir


A união de forças do governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec/MT), e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para capacitar os agentes públicos do Estado - servidores do Executivo, Legislativo, Fundações e Autarquias - firmada nessa segunda-feira (05.03), no Palácio Paiaguás, irá permitir aos servidores da ‘Escola Superior de Contas’ o uso da tecnologia do programa educacional ‘MT Preparatório’.

“Iremos ceder em um prazo de 12 meses o período vespertino para que a equipe do TCE possa fazer duas vezes por mês as palestras e minicursos que desejam executar. Nossa intenção nessa parceria, ao qual não contém despesas, será auxiliar o Tribunal a cumprir o plano estratégico de capacitar 100% dos agentes públicos até 2013”, comenta o governador Silval Barbosa.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig, será disponibilizado ao Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Novelli, dois pontos de transmissão de Educação Presencial Mediada Tecnologicamente. “Um dos pontos será instalado na sala da presidência e outro na Escola Superior de Contas. Nesses dois pontos será possível assistir em tempo real toda a capacitação realizada no estúdio televisivo instalado na sede da Secitec e ainda conversar, caso seja necessário, com os participantes espalhados nos 200 pontos de Mato Grosso”, comenta Adriano Breunig.

Para dar início aos trabalhos de capacitação o Tribunal de Contas do Estado irá realizar no dia 12 de março, às 14hs, a aula inaugural com a palestra ‘Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC)’, que será realizada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Benjamin Zyler.

Segundo a diretora da Escola Superior de Contas, Marina Bressane Spinelli, o Tribunal não irá pôr fim aos cursos presenciais. “Daremos continuidade a capacitação presencial, porém ela será realizada em cidades polos”, explica Marina Bressane. Até o final desse ano o TCE prevê a realização de 18 videoaulas com a participação de aproximadamente 600 fiscalizados.

Economia

Com essa parceria entre Secitec e o TCE, a expectativa, segundo o presidente José Carlos Novelli é que haja uma economia por parte dos fiscalizados – integrantes da área contábil do Executivo, Legislativo, Fundações e Autarquias. “Nos dias atuais para capacitar o agente a prefeitura ou a Câmara envia o servidor à Cuiabá e arca com as despesas desse deslocamento, no caso despesas com alimentação, hospedagem, transporte, e dentre outras. Com essa parceria, os fiscalizados não precisam mais gastar com a viagem desse servidor ao curso e ainda podem incluir mais pessoas nessa nossa capacitação que será assistida nos 141 municípios de Mato Grosso”, explica Novelli. (Ascom) W.S





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/57471/visualizar/