Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Março de 2012 às 16:43

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Denise criou um programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro, que utilizará a inseminação artificial, como ferramenta, incluindo ainda assistência técnica para o pequeno produtor rural.

O município conta hoje com cerca de 100 propriedades rurais produzindo leite, num rebanho estimado em 1.610 cabeças em lactação, com uma produção de 1.291 mil litros de leite de vaca ao ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O programa disponibilizará a técnica da inseminação artificial gratuita, objetivando melhorar geneticamente  o rebanho usando touros com consistência genética, disponibilizados por centrais de produção de sêmem, melhorando consideravelmente o valor genético e a eficiência reprodutiva desses rebanhos, consequentemente a produtividade e renda dessas pequenas propriedades rurais.

O prefeito municipal José Roberto Torres informou que o programa irá promover o desenvolvimento sustentável, incrementando a bacia leiteira e a qualidade do rebanho bovino utilizado na produção de leite, melhorando consideravelmente a rentabilidade para o produtor rural que vive da atividade.

“Nosso objetivo é fazer com que o produtor tenha um melhoramento no seu rebanho e consequentemente aumente a produção de leite, o que ocasionará uma renda melhor e melhor qualidade de vida” destacou Torres.

Entre os objetivos do programa está o de promover um controle sanitário e reprodutivo eficiente, agregar valor ao rebanho e aumentar a renda das pequenas propriedades.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Empaer farão agora um cadastramento identificando o produtor, dados da propriedade, uso da terra, estrutura do rebanho, manejos de produção e reprodução, o que permitirá ter dados atualizados do rebanho leiteiro e da capacidade de produção, entre outros. Uma das exigências para fazer parte do programa, é que o pequeno produtor utilize mão de obra familiar e exames de tuberculose e brucelose.

O programa além de treinar, fará palestras com informações básicas sobre inseminação artificial e fará um acompanhamento dos animais e dos produtores participantes.

Cada núcleo de inseminação de produtores criados receberá botijão com 300 doses de sêmem, régua para medição de nitrogênio, luvas descartáveis para inseminação, bainha descartável, aplicador importado, termômetro, pinça de 25cm, caixa para transporte de botijão, avental, aplicador de brinco e brincos de identificação. Os núcleos terão um rebanho de aproximadamente 300 cabeças.

O programa irá formar seis inseminadores divididos nas comunidades rurais do município, que serão responsáveis pelo trabalho de inseminação artificial gratuita.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/57523/visualizar/