Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Outubro de 2013 às 11:18

    Imprimir


Cuiabá está fora do catálogo oficial da Fifa que relaciona os 83 centros de treinamentos que estão aptos a receber as seleções nacionais antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O COL (Comitê Organizador Local) lançou o catálogo na terça-feira, em São Paulo. Cada uma das 32 equipes que se classificarem para o Mundial poderá utilizar um dos centros citados, neste caso, no Centro-Oeste, as seleções permanecerão hospedadas, tendo como base as cidades de Goiânia ou Brasília.

‘Escolhida’ pela Fifa, coincidentemente Goiânia ficou de fora da Copa, mas vai abrigar pelo menos duas seleções. Os locais citados pelo documento oficial da Fifa são o Centro de Treinamento do Goiás (Serrinha) e hotéis da cidade. Em Brasília foram citados a Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros e outros hotéis da cidade.

De acordo com a assessoria da Fifa, ouvida pela reportagem de A Gazeta na tarde de terça-feira, “os Campos Oficiais de Treinamento (COT’s) que estão em construção em Cuiabá, na UFMT e em Várzea Grande, no Pari, só serão utilizados para treinamentos 48 horas antes das partidas”.

Segundo a Fifa, “a base das seleções será apenas nos locais catalogados”, o que exclui a capital mato-grossense. O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse que a divulgação do catálogo não lhe supreendeu, mas, lamentou a exclusão. “É ruim para nós!. Havíamos inscrito a cidade de Rondonópolis para receber as seleções, a cidade se candidatou, mas não foi aceita. Infelizmente a realidade é que temos poucos locais para receber uma seleção por 40, 60 dias, e isso é preocupante, mas
nós já tínhamos sido excluídos na primeira lista divulgada antes”, comentou o secretário.

A exclusão pode gerar um grande prejuízo para o trade turístico de Cuiabá, que investiu na construção de grandes hotéis e frustrar os investidores do setor. O trabalho da imprensa local também deve ser prejudicado, visto que as seleções permaneceriam na cidade apenas dois ou três dias ehaverá a necessidade de deslocamento de profissionais para
as ‘bases’ escolhidas.

Outra grande ausência na lista é do Centro de Treinamento do Palmeiras, vizinho ao do São Paulo, na Barra Funda (zona oeste da capital paulista), onde aconteceu o lançamento do catálogo. A Academia de Futebol é um dos COTs (Centro Oficial de Treinamentos) que podem ser usados pelas equipes durante a Copa, na véspera das partidas. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que é palmeirense e estava presente ao evento, brincou com o fato. “Eu vi a lista agora. O São Paulo tem dois CTs.

Palmeiras tinha um, mas saiu. Sinceramente não sei o que aconteceu. Acho que a fase não está boa. É a Série B dos CTs”, disse o ministro, em tom pouco diplomático. O Estado de São Paulo concentra o maior número de centro de treinamentos credenciados. O São Paulo tem seus dois CTs inscritos: Cotia e Barra Funda. Santos e Corinthians oferecerão às seleções os centros de treinamentos de suas equipes profissionais, respectivamente o CT Rei Pelé e o CT do Parque Ecológico. Na divisão por regiões, foram escolhidos quatro CTs no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul.
“Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos”, afirmou o presidente do COL e da CBF, José Maria Marin.

A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTs em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades são dois em João Pessoa (PB) e Foz do Iguaçu (PR), um em Aracaju (SE), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), além dos dois CTs do São Paulo e o do Atlético Mineiro (já fechado com a seleção da Argentina), que inicialmente não haviam se interessado em ceder seus espaços.

O sorteio dos grupos que vai indicar onde as seleções vão atuar na Copa, acontece dia 6 de dezembro, na Bahia, mas a Argentina já se antecipou e vai ficar hospedada em Belo Horizonte-BH.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/5769/visualizar/