Saúde e Ipas iniciam capacitações para implantação da Farmácia Cidadã
Parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas), Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela operacionalização do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, inicia nesta sexta (2) as capacitações das secretarias municipais e dos escritórios regionais de saúde para a implantação das Farmácias Cidadãs.
As capacitações visam identificar problemas que ocorrem na abertura e renovação dos processos de solicitação dos medicamentos especializados. Outro ponto a ser discutido nas oficinas é a agilidade da tramitação desses processos, verificando desde a entrada, análise e autorização, em tempo menor, patrocinando a desburocratização.
Segundo o diretor do Ipas, Silvio Machado, foram identificados problemas documentais e dificuldades dos usuários em buscar a informação correta. “ O papel da Assistência Farmacêutica é atender bem o usuário de forma humanizada e acima de tudo com a informação correta. Esse é um dos pontos da capacitação”, disse. Ele ainda ressalta que já foram iniciados os trabalhos de informatização e que serão utilizadas mensagens SMS para avisar o usuário que seu medicamento está disponível.
As capacitações vão ocorrer nas Macrorregiões de Saúde, iniciando nesta sexta em Sinop, após em Pontes e Lacerda (9), Cuiabá (23), Barra do Garças (30), Rondonópolis (30) e Tangará da Serra (13/04). (Com Ascom SES) S.C.
Comentários