Márcia se prepara para deixar Ager sem conseguir licitar intermunicipal
A diretora-presidente da Ager, Márcia Vandoni, já arruma as gavetas para deixar o cargo, com o término do mandato de 3 anos em abril deste ano. Ela já foi reconduzida pela Assembleia ao posto e não pode ser novamente indicada para a função.
Sem conseguir até o momento levar a cabo o processo licitatório para a regularização do transporte intermunicipal de passageiros, Márcia deixa a presidência com certa frustração por ser a principal defensora da medida, posteriormente referendada pelo Ministério Público por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Paiaguás.
A gestora passou os últimos 6 anos lutando com proprietário de empresas que exploram o setor, resistentes ao lançamento do novo certame por temer perder mercado para conglomerados de outros Estados. Eles também têm pendências fiscais que os impediriam de concorrer. Mesmo com influência sobre parlamentares que a criticavam duramente da tribuna da Assembleia, Márcia se manteve firme na presidência, com o “aval” do seu padrinho político, o ex-secretário de Educação e Infraestrutura e ex-diretor-presidente do Dnit, Luiz Antônio Pagot.
Ela conseguiu, com a ajuda do MP que pressionou o Governo sob pena de multa, a aprovar o projeto de reestruturação da Ager, no final do último ano. Pela proposta enviada pelo Executivo, o mercado será divido em 8, explorado por apenas uma empresa sob alegação de necessidade de receita atrativa. Os deputados, liderados pelo republicano Emanuel Pinheiro, questionaram a proposta e conseguiram “emplacar” a emenda que estabelece 2 empresas para cada região a fim de evitar monopólio. De lá para cá, porém, ainda pairam dúvidas sobre a data para a realização do processo de licitação.
Márcia deverá ser substituída por uma indicação do próprio PR, agora sob a articulação de Emanuel. Os nomes ainda não foram enviados para avaliação do governador Silval Barbosa (PMDB), que deverá escolher um deles para a posterior “sabatina” e aprovação pela Assembleia.
Comentários