Compromisso com indústria da construção é considerado histórico
O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, assinado nesta quinta (1º), em Brasília, representa, segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a vitória de um método de governar e de lidar com as demandas vindas da sociedade.
Ele afirmou, ainda, que a assinatura do acordo é uma prova do amadurecimento de todos. “Estamos aprendendo a convergir em torno de temas em que a regra era nos dividir”, disse.
Em seu pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff (PT) destacou o papel das centrais sindicais e empresariais na elaboração do acordo, e lembrou que o diálogo entre trabalhadores e empresários tem que ser intenso.
O compromisso tem como objetivo aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do país. Embora não substitua os acordos e convenções coletivas, representa um avanço e amplia as garantias legais, estabelecendo condições específicas de trabalho, saúde, segurança e representação sindical diretamente no local de trabalho. O acordo também facilita a resolução imediata de questões envolvendo patrões e empregados, favorecendo a produtividade e o bom andamento das obras.
Segundo a presidente, o compromisso estabelece, ainda, um novo paradigma nas relações entre trabalhadores, empresários e governo, na área da construção civil.
Nove empresas do setor da construção formalizaram sua adesão ao Compromisso Nacional durante o evento no Palácio do Planalto. (Com Assessoria SGPR) S.C.
Comentários