Sem dados sobre obras, trade turístico cria Comitê Pró Copa
Indignados com a falta de transparência na condução dos projetos e na execução das obras da Copa, o setor de turismo de Mato Grosso, preocupado com a situação, se reuniu para discutir o assunto e criou o Comitê Permanente Empresarial Pró Copa, que será dirigido por Luiz Carlos Nigro.
A meta, segundo os empresários, é desenvolver ações pontuais em relação à preparação para a Copa, visando o turismo, que movimenta mais de cinqüenta setores da economia . Além de traçar uma programação com reuniões mensais, o comitê já escolheu os destinos turísticos para dar início às atividades. Serão o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jaciara e Cuiabá.
Conforme Jaime Okamura, integrante do Comitê, o objetivo é focar nas ações e apontar os problemas inerentes a estrutura receptiva nos municípios. Para isto, ficou agendada uma reunião para o próximo dia 13 de março, com a participação de segmentos organizados da iniciativa privada dos municípios envolvidos.
Em relação à Capital, ele ressaltou que é preciso pensar na realização do mundial, aproveitando melhor a estrutura do Fan Park e de outros pontos receptivos da Copa, para promover eventos.
Na sua avaliação, o trade turístico tem que se posicionar logo, pois não está sendo consultado em nada, principalmente no que diz respeito as obra e os projetos para o mundial. Jaime citou como exemplo, a recuperação do Terminal de Salgadeira, Portão do Inferno, a construção do Fan Park, a Transpantaneira entre outros .
Na opinião de Carlos Dorileo, outro integrante do comitê, é preciso se preocupar também com o treinamento e capacitação dos funcionários dos pontos turísticos em Chapada dos Guimarães . Segundo ele, a forma como os turistas são recebidos vem gerando constrangimentos.
Em Chapada, pontos como o véu de noiva e cachoeiras que constam em pacotes turísticos nacionais, tem horários muito curtos para visitação ou continuam sem acesso. Ele sugeriu a realização de um famtour com o segmento da imprensa para mostrar in loco, como estão os municípios que farão parte dos roteiros para a Copa em Mato Grosso.
Claudia Aquino, que também integra o Comitê, defende a realização de um contato com a Fundação Chico Mendes para esclarecer o andamento de várias ações. Ela frisou que é necessário discutir as ações com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo e com os municípios. “Com a realização dos encontros, vamos elaborar um documento final que deverá ser distribuído para as autoridades”, disse ela.
Claudia informou ainda que os destinos turísticos de Nobres, Jaciara, Chapada e Pantanal e alguns pontos da Capital, poderão ser visitados pela imprensa acompanhada de representantes do comitê. Os empresários do setor turísticos têm a preocupação com a falta de investimentos em segurança pública, atendimento na saúde e outras áreas essenciais. A proximidade da Copa de 2014 já é um fator real para movimentar os setores organizados de Mato Grosso.
Comentários