Democratas foram 10% em primárias de Michigan, revela pesquisa
Cerca de 10% dos votantes que participaram das primárias republicanas no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, eram democratas e a maioria votou em Rick Santorum, de acordo com pesquisas boca de urna divulgadas na noite de terça-feira.
Segundo o levantamento, 50% dos declarados democratas votaram no ex-senador, enquanto 15% apontam como candidato o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney. A votação em primárias de partidos contrários é permitida no Estado.
Mais cedo, Santorum pediu aos democratas que votassem nele contra Romney, ainda que isso fosse uma manobra dos eleitores para que o candidato mais fraco ganhasse para enfrentar Barack Obama, que tentará a reeleição.
PRESSÃO
Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts favorito à candidatura republicana à eleição presidencial de novembro, enfrenta pressão para ganhar a primária de Michigan, onde nasceu.
Ele lidera as pesquisas no Estado, mas é alvo de publicidade negativa patrocinada pelos rivais.
Romney passou a infância e parte da juventude em Detroit, onde seu pai foi executivo na indústria automotiva. Michigan é sede das montadoras Ford, GM e Chrysler.
O Estado tem taxa de desemprego superior à média do país. Sofre ainda efeitos da recessão iniciada em 2007 e do declínio da indústria automotiva -fechamento de empresas e evasão populacional.
"[A vitória] Será grandiosa, pois estávamos atrás nas pesquisas", disse Romney em entrevista à rede de TV Fox.
Há pouco menos de uma semana, as sondagens mostravam o pré-candidato Rick Santorum à frente.
ATAQUES
A vantagem nas pesquisas ocorre apesar de os ataques a Romney terem se intensificado nos últimos dias. Ele é alvo de anúncios financiados por apoiadores de Barack Obama e por sindicatos.
As propagandas lembram que Romney se opôs ao socorro que as montadoras receberam do governo americano durante a crise.
Em 2008, o republicano escreveu artigo em que defendia que os EUA deveriam deixar as montadoras quebrarem.
O texto é a base para os ataques. O grupo Priorities USA Action, que levanta fundos para a campanha do democrata Barack Obama, veicula vídeo em que destaca o artigo, publicado no "New York Times" com o título "Deixe Detroit Ir à Falência".
O sindicato UAW pagou para que um helicóptero sobrevoasse eventos de campanha de Romney exibindo a faixa com seu nome e o título do artigo.
A campanha de Santorum também investe em peças de ataque a Romney. Ao todo, ele gastou US$ 1,3 milhão (R$ 2,2 milhões) em Michigan, segundo o "The New York Times".
Comentários