Inaugurada escola rural em Santo Afonso
A comunidade da Gleba Pecuama, onde vivem cerca de 100 famílias, localizada na Zona Rural do município de Santo Afonso, comemorou na manhã deste domingo (26.02) a inauguração das novas instalações de uma extensão da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva, que atenderá mais de 80 alunos da rede municipal de ensino, além de um número de estudantes do ensino médio da rede estadual no período noturno.
O prefeito municipal Silvio Souto Felisbino, fez questão de assinalar que a decisão de investir na reconstrução da antiga unidade que funcionava em situação precária, visa oferecer uma educação de qualidade para os alunos, e destacou a parceria feita através do Secretário de Estado de Educação Ságuas Moraes que possibilitou funcionar a escola no período noturno para os estudantes do segundo grau.
O Chefe do Poder Executivo Municipal lembrou que quando assumiu o comando da administração municipal em 2009 se deparou com uma situação estarrecedora mantida pela gestão anterior e teve que fazer uma economia nos recursos para iniciar a reforma e construção das novas salas de aula no ano passado.
"Tive que retirar os alunos daquelas condições e mesmo com poucos recursos decidi mudar o quadro encontrado, transferindo os alunos para a zona urbana até que pudessemos transformar o ambiente escolar em que viviam. Graças a Deus e o empenho de nossa equipe conseguimos concluir as obras final de 2011 e proporcionar um ambiente melhor para os estudantes" recorda Souto.
Fotos tiradas antes e depois revelam a mudança ocorrida na escola rural, em que as salas de aulas era separadas apenas por tábuas, sem forro, ventilador ou ar condicionado, contribuindo para um aprendizado deficiente e atrapalhando a concentração dos alunos.
“Com essa parceria e a construção das salas de aula estamos melhorando a educação de nossa população, facilitando a acesso a escola, que se dará com mais qualidade, pois poderão estudar mais perto de casa, sem ter que se deslocar por uma distância grande e chegarem cansados na sala de aula” destacou o prefeito.
A Secretária Municipal de Educação professora Maria Carlos Nascimento, elogiou a determinação do executivo em investir na melhoria da educação, reduzindo a distância entre a escola e o aluno, que em muitas vezes acabava se transformando numa dificuldade para as famílias, principalmente aqueles precisam estudar no período da noite na Zona Urbana.
“A distância entre esta comunidade e a sede do município era muito grande e a escola funcionava em situação precária, dificultando o acesso à escola para os filhos daqueles que residem na Pecuama e que agora comemoram as novas instalações” disse a professora.
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado (SEDUC) do Governo de Mato Grosso viabilizou o funcionamento da escola nos dois períodos, principalmente no que atenderá os jovens do ensino fundamental, que terão os professores cedidos pela SEDUC, facilitando o acesso à escola para crianças, jovens e adultos que estudam do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
O município atende uma antiga reivindicação das famílias que residem na comunidade, ao reformar com recursos próprios uma instalação precária, construindo nove salas, sendo oito de aulas e uma para professores, num investimento que ultrapassa R$ 60 mil reais. A escola vai diminuir o sofrimento dos alunos que antes percorriam mais de 220 quilômetros, acordando as 04hs da madrugada todos os dias para assistir as aulas na cidade.
Participaram da solenidade a Diretora da Escola Sebastião Tavares e professora Alzira Francisca da Silva, o Orientador Escolar e Vereador Gilberto Bernardino de Farias, o secretário municipal de finanças Marcos Felisbino, vereadores Pedro Caldeira, Vanda Aparecida do Amaral Aranega , Josiney Batista de Souza, Dorvando Ferreira da Cunha e Nelso Arcanjo Nunes, o presidente do Conselho Municipal de Educação Lauro Ribas, o presidente da associação da Ariranha, o presidente da associação do Pecuama, populares, professores e familiares que residem na vila da comunidade.
Comentários