Repórter News - reporternews.com.br
Em funcionamento desde o início deste mês, o novo sistema eletrônico do projeto Faixa Verde gera dúvidas e é alvo de reclamações
Motoristas estranham o novo Faixa Verde
Novo disco da Faixa Verde, no centro de Cuiabá: muitos motoristas estão estranhando o sistema, que agora é informatizado
Em funcionamento desde o início deste mês de fevereiro, o novo sistema eletrônico do projeto Faixa Verde gera dúvidas e é alvo de reclamações de motoristas. Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) mostram que dois mil condutores já estão cadastrados no sistema.
“Falta informação e não tem facilidades. Fico pensando nas pessoas que mal mexem em um celular e têm que acessar a internet para finalizar a operação ou então ficar esperando o ‘verdinho’. Eu vim da prefeitura até aqui (sede do Faixa Verde) e até agora não vi um ‘verdinho’”, criticou a professora Isadora Santos, 22 anos, referindo-se aos monitores do projeto.
Isadora conta que foi notificada no último sábado, após extrapolar em cerca de meia hora o tempo em que deixou estacionado o seu carro próximo à Igreja Matriz, no centro da cidade. Ontem pela manhã ela esteve na sede do Faixa Verde, que fica à Rua Cândido Mariano, para regularizar a situação.
“Tive um compromisso que durou mais de duas horas e colocaram o adesivo de notificação. Hoje (ontem), fiz o cadastro e paguei R$ 10, que serão revertidos em créditos”, comentou. Desta vez, no entanto, a professora preferiu pagar por um estacionamento privativo. “É melhor pagar mais caro e evitar dor de cabeça”, disse.
O gerente Operacional do Faixa Verde, Fernando Linhares Mendes, explica que tanto o cadastro ou regularização de uma notificação podem ser feitos pela internet, ou pessoalmente.
“A pessoa tem o prazo de 72 horas para regularizar e, depois disso, é dado baixa na multa. Temos até dado mais tempo, de cinco dias, para que o motorista faça o procedimento”, informou.
Conforme Fernando Mendes, mesmo havendo certa “indisposição” de motoristas quando é notificado, a resposta da maioria ao novo serviço eletrônico tem sido boa. “Temos dois mil carros já cadastrados. É um número alto em relação a outras cidades, como Florianópolis e Criciúma (ambas em Santa Catarina), que também tem o sistema”, observou.
Implantado em caráter educativo, o sistema eletrônico resulta da aprovação da Lei Municipal nº 5.490, de 25 de novembro de 2011. Para se beneficiar, o usuário precisa fazer seu cadastro e registrar os veículos que poderão utilizar os créditos disponíveis em sua conta. Após o cadastramento no sistema, o usuário pode adquirir créditos, que funcionam como os antigos cartões de papel, e podem ser adquiridos através de boleto bancário impresso do site www.estacionafacil.com, ou pagando direto para o monitor.
Para cada veículo registrado, o usuário recebe um disco de estacionamento, que possui marcações de horas e minutos e que deve ser deixado em local visível dentro do veículo. Ao estacionar, o usuário deve informar no disco a hora e o minuto de sua chegada, para que possa ser visualizado pelo fiscal.
Se preferir, o usuário poderá acessar o portal citado acima, do seu próprio aparelho celular, registrando o início do seu período de estacionamento.
Ao deixar a vaga, o usuário cadastrado deve informar aos monitores que está saindo, para que seja finalizado o seu período de estacionamento. A operação de finalização também poderá ser realizada por qualquer revendedor credenciado, devidamente identificado, ou pela internet. O tempo é fracionado de 15 em 15 minutos (e custa R$ 0,50). Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3027-4112.
“Falta informação e não tem facilidades. Fico pensando nas pessoas que mal mexem em um celular e têm que acessar a internet para finalizar a operação ou então ficar esperando o ‘verdinho’. Eu vim da prefeitura até aqui (sede do Faixa Verde) e até agora não vi um ‘verdinho’”, criticou a professora Isadora Santos, 22 anos, referindo-se aos monitores do projeto.
Isadora conta que foi notificada no último sábado, após extrapolar em cerca de meia hora o tempo em que deixou estacionado o seu carro próximo à Igreja Matriz, no centro da cidade. Ontem pela manhã ela esteve na sede do Faixa Verde, que fica à Rua Cândido Mariano, para regularizar a situação.
“Tive um compromisso que durou mais de duas horas e colocaram o adesivo de notificação. Hoje (ontem), fiz o cadastro e paguei R$ 10, que serão revertidos em créditos”, comentou. Desta vez, no entanto, a professora preferiu pagar por um estacionamento privativo. “É melhor pagar mais caro e evitar dor de cabeça”, disse.
O gerente Operacional do Faixa Verde, Fernando Linhares Mendes, explica que tanto o cadastro ou regularização de uma notificação podem ser feitos pela internet, ou pessoalmente.
“A pessoa tem o prazo de 72 horas para regularizar e, depois disso, é dado baixa na multa. Temos até dado mais tempo, de cinco dias, para que o motorista faça o procedimento”, informou.
Conforme Fernando Mendes, mesmo havendo certa “indisposição” de motoristas quando é notificado, a resposta da maioria ao novo serviço eletrônico tem sido boa. “Temos dois mil carros já cadastrados. É um número alto em relação a outras cidades, como Florianópolis e Criciúma (ambas em Santa Catarina), que também tem o sistema”, observou.
Implantado em caráter educativo, o sistema eletrônico resulta da aprovação da Lei Municipal nº 5.490, de 25 de novembro de 2011. Para se beneficiar, o usuário precisa fazer seu cadastro e registrar os veículos que poderão utilizar os créditos disponíveis em sua conta. Após o cadastramento no sistema, o usuário pode adquirir créditos, que funcionam como os antigos cartões de papel, e podem ser adquiridos através de boleto bancário impresso do site www.estacionafacil.com, ou pagando direto para o monitor.
Para cada veículo registrado, o usuário recebe um disco de estacionamento, que possui marcações de horas e minutos e que deve ser deixado em local visível dentro do veículo. Ao estacionar, o usuário deve informar no disco a hora e o minuto de sua chegada, para que possa ser visualizado pelo fiscal.
Se preferir, o usuário poderá acessar o portal citado acima, do seu próprio aparelho celular, registrando o início do seu período de estacionamento.
Ao deixar a vaga, o usuário cadastrado deve informar aos monitores que está saindo, para que seja finalizado o seu período de estacionamento. A operação de finalização também poderá ser realizada por qualquer revendedor credenciado, devidamente identificado, ou pela internet. O tempo é fracionado de 15 em 15 minutos (e custa R$ 0,50). Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3027-4112.
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/58182/visualizar/
Comentários