Movimento "Ocupe" é desalojado em Londres
A remoção foi autorizada pela Alta Corte do país, que rejeitou um recurso do movimento para permanecer no local.
O "Ocupe Londres" começou em outubro passado, em uma onda de protestos globais contra a crise global e seu manejo pelas autoridades, bem como a desigualdade social e a ganância corporativa. Protestos semelhantes aconteceram em cidades como Madri e Nova York.
O repórter da BBC Jeremy Cooke informa que, na noite desta segunda, ainda havia manifestantes ao redor da St. Paul, mas suas barracas estavam sendo desarmadas. Alguns ativistas chegaram a armar barricadas de madeira.
Há relatos de rusgas entre manifestantes e autoridades, mas a desocupação parecia ocorrer de maneira predominantemente pacífica.
"Justificado"
A Alta Corte decidiu que é "legítimo e justificado" o pedido das autoridades que administram o centro financeiro de Londres para desalojar os manifestantes.
Já estes insistem em que têm o direito de ficar nos arredores da Catedral, mesmo que a decisão judicial ordene a retirada de barracas e equipamentos.
Isso porque, no mês passado, a Justiça havia permitido que os manifestantes continuassem no local se desarmassem as tendas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Comentários