Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 27 de Fevereiro de 2012 às 13:11
Por: Priscilla Vilela

    Imprimir


O preço do bushel da soja se mantém em alta peculiar com cotação de US$ 6,41 para o próximo mês elevando Mato Grosso ao patamar dos principais fornecedores do grão para os estados de São Paulo, Paraná e Goiás. A estimativa foi confirmada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A explicação para o momento expressivo, segundo a instituição, se deve ao fato de que grande parte do estoque de milho estar em poder público, que tem disponibilizado pouca parte da produção ao estoque privado. Esse fator mascara o valor real dentro do mercado e diminui a exposição do produto, aumentando a demanda e elevando os preços.

Em Rondonópolis, um dos principais centros de produção no estado, a saca com preços já descontados de frete e custo portuário se classifica em R$17,50. As empresas que necessitam do milho para ração pagam ainda mais pela saca para ter o cereal de melhor qualidade elevando a roda de negociações setorial.

Neste início de ano as exportações já tiveram incremento de 4,7% em relação ao mês de janeiro com mais de 846 mil toneladas em produção. Deste total, 59% é de fabricação mato-grossense. Mesmo com os altos níveis, a produção de fevereiro está abaixo do maior nível já alcançado pelo mercado local, que em 2010 exportou 66,5% dos grãos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/58251/visualizar/