Repórter News - reporternews.com.br
A oficina, que acontece entre os dias 24 e 26 de fevereiro, traz a técnica básica de Lester Horton
Aulas de dança moderna
Aos profissionais e interessados em Dança Moderna chega uma oportunidade para reciclar o conhecimento e entrar em contato com novas técnicas. A Oficina de Dança Moderna, ofertada pelo Sesc Arsenal, apresentará a técnica básica de Lester Horton, que desenvolveu uma metodologia visando à preparação técnica do bailarino para qualquer modalidade de Dança.
A oficina acontece entre os dias 24 e 26 de fevereiro no Salão de Dança do Sesc Arsenal. Além de capacitar tecnicamente, a atividade contribui artisticamente para o desenvolvimento artístico cultural dos profissionais e estudantes de dança. A atividade, indicada para maiores de 16 anos, colabora com o fortalecimento da produção artística mato-grossense.
A atividade será ministrada por Regina Sauer, bailarina, coreógrafa e professora de Dança Moderna e Jazz. Especializou-se em Dança Moderna e Jazz em ecolas americanas que têm a chancela de nomes como Alvin Ailey e Martha Graham, dois grandes mestres da dança moderna mundial. Atualmente ministra aulas regulares desta técnica em sua escola, Centro de Artes Nós da Dança, no Rio de Janeiro.
Ela trabalhará a técnica básica de Lester Horton, bailarino, professor e coreógrafo americano, considerado um dos fundadores da dança moderna americana. O objetivo dessa prática é promover o encontro dos alunos com esta técnica pouco difundida no Brasil, mas de grande potencial na formação do bailarino contemporâneo. A técnica coreográfica desenvolvida por Horton incorpora diversos elementos, incluindo os povos indígenas das Américas, danças americanas nativas e dança jazz moderno.
Horton técnica de dança, que agora é conhecido como Horton Technique, trabalha e enfatiza o corpo inteiro, problematizando a anatomia do corpo como um todo para o desenvolvimento da flexibilidade, força, coordenação motora, consciência corporal e espacial que permita a aplicação, a liberdade de expressão dramática. Sua técnica possui forte influência teatral, tratando de temas sociais, políticos, sem perder o humor das sátiras.
SOBRE REGINA SAUER
Bailarina, coreógrafa e professora de Dança Moderna e Jazz. Além de seus estudos no Brasil, onde estudou e trabalhou com grandes nomes, viveu também nos Estados Unidos, em Nova York, onde se especializou em Dança Moderna e Jazz com duas escolas mestres da dança moderna mundial: Alvin Ailey American Dance Theathe e Martha Graham Dance School.
De volta ao Brasil funda a Companhia Nós da Dança (CAND) e desenvolve um trabalho de notória qualidade, aplaudido tanto pela crítica quanto pelo público, criando diversas obras completas para a Companhia além de tantas outras montagens para eventos. Firme em suas convicções e atenta aos acontecimentos de seu tempo, sempre opta por repertórios comprometidos com a realidade brasileira, e apesar das dificuldades, valorizando sempre suas riquezas e diversidade.
Regina montou coreografias e dirigiu inúmeros trabalhos tanto para o Teatro quanto para a Televisão, tais como: Criança Esperança, A Padroeira e O Sítio do Pica Pau Amarelo. Desfiles de Moda, Shows e Comissões de Frente de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, entre elas o Salgueiro (99), Grande Rio (2000) e Porto da Pedra (2009).
LESTER HORTON
Bailarino, professor e coreógrafo americano, considerado um dos fundadores da dança moderna americana. Lester Iradell Horton nasceu em Indianápolis, Indiana, em 23 de janeiro de 1906. Seu interesse pela dança foi estimulado por seu fascínio com o índio americano depois de assistir a danças tribais em um show de Velho Oeste. Estudou balé por dois anos. Naquela época, ele também teve aulas no Art Institute Herron e trabalhou com o Teatro Indianapolis Little.
Ele escolheu para trabalhar na Califórnia em vez de New York, que foi considerado o centro da dança moderna na época. Estudou na Escola Denishaw e com Michio Ito, tornando-se um pioneiro da Dança em seu pais. Criou sua primeira companhia de Dança em Los Angeles em 1932 e, em 1934, fundou o Grupo de Dança Horton e o Teatro de Dança de Los Angeles. Para sobreviver desempenhou papéis em filmes criando coreografias para o grupo como em ”O Fantasma da Ópera“ de 1943.
Também atuou no teatro, cinema e casas noturnas. Desenvolveu seu próprio estilo de técnica e coreografia, criando o primeiro teatro americano dedicado à dança e a primeira companhia de dança moderna. Durante toda sua carreira, Horton combinou a dança e o drama. Sempre esteve intimamente envolvido em criar todos os aspectos da produção: figurinos, cenas, iluminação, música, cenários e coreografias.
Sua técnica, Lester Horton Technique, enfatiza uma integração total do corpo; flexibilidade, força, coordenação e consciência corporal permitindo uma liberdade de expressão e, é até hoje ensinada e usada em escolas e companhias de dança. Produziu “Salomé” de Oscar Wilde e “La Sacre du Printemps”, em 1937.
Horton treinou um número significativo de dançarinos de meados do século XX, entre eles Alvin Ailey, Eleanor Brooks, Janet Collins, Rudi Gernreich, Bella Lewitzky, Joyce Trisler, entre outros. Outros números que surgiram na escola Horton e companhia incluem a atriz Lelia Goldoni e ativista gay Harry Hay. Após sua morte, em 1960, seu aluno Alvin Ailey, que passou a dirigir sua companhia, a fundação da Lester Horton Dance Theater Foudation, Inc, que se dedica a preservar e promover as contribuições de Horton como um dançarino, coreógrafo e educador.
SERVIÇO:
O QUE: Oficina de Dança Moderna
ONDE: Sesc Arsenal - Sala de Dança
QUANDO: 24, 25 e 26 de fevereiro
HORÁRIO: dia 24 das 18 às 21 h e dias 25 e 26 das 14 às 17 h
QUANTO: R$ 30,00 (comerciário) e R$ 50,00 (usuário não comerciário)
INSCRIÇÕES: Central de Atendimento do Sesc Arsenal
A oficina acontece entre os dias 24 e 26 de fevereiro no Salão de Dança do Sesc Arsenal. Além de capacitar tecnicamente, a atividade contribui artisticamente para o desenvolvimento artístico cultural dos profissionais e estudantes de dança. A atividade, indicada para maiores de 16 anos, colabora com o fortalecimento da produção artística mato-grossense.
A atividade será ministrada por Regina Sauer, bailarina, coreógrafa e professora de Dança Moderna e Jazz. Especializou-se em Dança Moderna e Jazz em ecolas americanas que têm a chancela de nomes como Alvin Ailey e Martha Graham, dois grandes mestres da dança moderna mundial. Atualmente ministra aulas regulares desta técnica em sua escola, Centro de Artes Nós da Dança, no Rio de Janeiro.
Ela trabalhará a técnica básica de Lester Horton, bailarino, professor e coreógrafo americano, considerado um dos fundadores da dança moderna americana. O objetivo dessa prática é promover o encontro dos alunos com esta técnica pouco difundida no Brasil, mas de grande potencial na formação do bailarino contemporâneo. A técnica coreográfica desenvolvida por Horton incorpora diversos elementos, incluindo os povos indígenas das Américas, danças americanas nativas e dança jazz moderno.
Horton técnica de dança, que agora é conhecido como Horton Technique, trabalha e enfatiza o corpo inteiro, problematizando a anatomia do corpo como um todo para o desenvolvimento da flexibilidade, força, coordenação motora, consciência corporal e espacial que permita a aplicação, a liberdade de expressão dramática. Sua técnica possui forte influência teatral, tratando de temas sociais, políticos, sem perder o humor das sátiras.
SOBRE REGINA SAUER
Bailarina, coreógrafa e professora de Dança Moderna e Jazz. Além de seus estudos no Brasil, onde estudou e trabalhou com grandes nomes, viveu também nos Estados Unidos, em Nova York, onde se especializou em Dança Moderna e Jazz com duas escolas mestres da dança moderna mundial: Alvin Ailey American Dance Theathe e Martha Graham Dance School.
De volta ao Brasil funda a Companhia Nós da Dança (CAND) e desenvolve um trabalho de notória qualidade, aplaudido tanto pela crítica quanto pelo público, criando diversas obras completas para a Companhia além de tantas outras montagens para eventos. Firme em suas convicções e atenta aos acontecimentos de seu tempo, sempre opta por repertórios comprometidos com a realidade brasileira, e apesar das dificuldades, valorizando sempre suas riquezas e diversidade.
Regina montou coreografias e dirigiu inúmeros trabalhos tanto para o Teatro quanto para a Televisão, tais como: Criança Esperança, A Padroeira e O Sítio do Pica Pau Amarelo. Desfiles de Moda, Shows e Comissões de Frente de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, entre elas o Salgueiro (99), Grande Rio (2000) e Porto da Pedra (2009).
LESTER HORTON
Bailarino, professor e coreógrafo americano, considerado um dos fundadores da dança moderna americana. Lester Iradell Horton nasceu em Indianápolis, Indiana, em 23 de janeiro de 1906. Seu interesse pela dança foi estimulado por seu fascínio com o índio americano depois de assistir a danças tribais em um show de Velho Oeste. Estudou balé por dois anos. Naquela época, ele também teve aulas no Art Institute Herron e trabalhou com o Teatro Indianapolis Little.
Ele escolheu para trabalhar na Califórnia em vez de New York, que foi considerado o centro da dança moderna na época. Estudou na Escola Denishaw e com Michio Ito, tornando-se um pioneiro da Dança em seu pais. Criou sua primeira companhia de Dança em Los Angeles em 1932 e, em 1934, fundou o Grupo de Dança Horton e o Teatro de Dança de Los Angeles. Para sobreviver desempenhou papéis em filmes criando coreografias para o grupo como em ”O Fantasma da Ópera“ de 1943.
Também atuou no teatro, cinema e casas noturnas. Desenvolveu seu próprio estilo de técnica e coreografia, criando o primeiro teatro americano dedicado à dança e a primeira companhia de dança moderna. Durante toda sua carreira, Horton combinou a dança e o drama. Sempre esteve intimamente envolvido em criar todos os aspectos da produção: figurinos, cenas, iluminação, música, cenários e coreografias.
Sua técnica, Lester Horton Technique, enfatiza uma integração total do corpo; flexibilidade, força, coordenação e consciência corporal permitindo uma liberdade de expressão e, é até hoje ensinada e usada em escolas e companhias de dança. Produziu “Salomé” de Oscar Wilde e “La Sacre du Printemps”, em 1937.
Horton treinou um número significativo de dançarinos de meados do século XX, entre eles Alvin Ailey, Eleanor Brooks, Janet Collins, Rudi Gernreich, Bella Lewitzky, Joyce Trisler, entre outros. Outros números que surgiram na escola Horton e companhia incluem a atriz Lelia Goldoni e ativista gay Harry Hay. Após sua morte, em 1960, seu aluno Alvin Ailey, que passou a dirigir sua companhia, a fundação da Lester Horton Dance Theater Foudation, Inc, que se dedica a preservar e promover as contribuições de Horton como um dançarino, coreógrafo e educador.
SERVIÇO:
O QUE: Oficina de Dança Moderna
ONDE: Sesc Arsenal - Sala de Dança
QUANDO: 24, 25 e 26 de fevereiro
HORÁRIO: dia 24 das 18 às 21 h e dias 25 e 26 das 14 às 17 h
QUANTO: R$ 30,00 (comerciário) e R$ 50,00 (usuário não comerciário)
INSCRIÇÕES: Central de Atendimento do Sesc Arsenal
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/58526/visualizar/
Comentários