Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Fevereiro de 2012 às 07:08

    Imprimir


Três integrantes do Congresso norte-americano receberam cartas ameaçadoras nos últimos dois dias contendo um pó suspeito que se provou inofensivo e agentes federais advertiram na quarta-feira que outras podem estar a caminho.

Outro agente federal disse que cartas também enviadas para as celebridades de TV Jon Stewart e Stephen Colbert continham ameaças de ataques biológicos a senadores norte-americanos.

Outras cartas para um número de organizações midiáticas e postadas no Estado de Oregon advertiram que 100 cartas foram enviadas para Washington ou gabinetes de senadores norte-americanos e que 10 delas continham um agente patogênico mortal, disse uma fonte federal.

Pelo menos duas das cartas já recebidas, uma delas enviada para o gabinete de um senador e outra para um membro da Câmara dos Deputados, continham uma substância suspeita em pó.

Testes mostraram que o produto era inofensivo, segundo o chefe do grupo encarregado da segurança no Senado, Terrance Gainer. Em comunicado aos congressistas, ele não especificou o que foi encontrado na terceira carta.

A notificação de Gainer, "Urgente: Alerta de Carta Suspeita", advertiu que o remetente não identificado "indicou que outras cartas contendo uma substância em pó chegarão em mais gabinetes do Senado e que algumas das cartas podem conter material nocivo real."

O comunicado pediu atenção redobrada para cartas postadas em Portland, no Estado norte-americano do Oregon.

Muitas cartas foram recebidas pelos gabinetes dos parlamentares e até o momento a substância contida nelas se mostrou inofensiva, de acordo com uma autoridade do Senado.

Outros agentes federais disseram que algumas das cartas em questão apresentaram um discurso contra o governo e Wall Street.

A polícia do Departamento de Nova York foi informada sobre as cartas recebidas por algumas organizações de mídia na noite de terça-feira e alertou o FBI e a polícia do Capitólio, disse uma fonte federal. As cartas à mídia não continham qualquer substância suspeita.

As cartas exigem o fim do dinheiro corporativo e do lobby nas políticas dos Estados Unidos, além do fim da pessoa jurídica, e pedem uma nova convenção constitucional, disse a fonte. As cartas foram assinadas como "MIB".

Organizações e programas de televisão que receberam as cartas foram: The Daily Show, com Jon Stewart; The Colbert Report; Washington Post; New York Times; USA Today; NPR; Chicago Tribune; Los Angeles Times; Seattle Post-Intelligencer; MacNeil/Lehrer Productions; This Week, com Christiane Amanpour; Countdown, com Keith Olbermann; e Fox News.

"Temos respondido (a chamados sobre) várias cartas com pó suspeito em Manhattan. A investigação está em curso. Os resultados preliminares indicam que o pó é inofensivo", disse o porta-voz do FBI de Nova York, Peter Donald.





Fonte: REUTERS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/58639/visualizar/