Elas procuram o Ministério do Trabalho em busca do benefício e passam horas na fila de espera
Encaminhamento ao mercado de trabalho frustra pessoas atrás do seguro desemprego
As novas regras de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) surpreenderam muitas pessoas que procuram o órgão para sacar o benefício do seguro desemprego em Campo Grande.
Todas as manhãs uma fila enorme é formada no saguão de entrada do Ministério, na Rua 13 de Maio. Segundo a Chefe da Seção de Políticas, Trabalho, Emprego e Renda, Lucineide Miranda de Souza, as pessoas procuram o órgão para sacar o benefício, porém, com as novas regras, o sistema de liberação do seguro mudou.
“O interessado em sacar o benefício é encaminhado para uma vaga de emprego disponível, compatível com o nível do trabalhador. O recurso só é liberado após três tentativas recusadas pela empresa empregadora. A carta de encaminhamento deve conter a justificativa com os motivos pelos quais o trabalhador não foi contratado”, explica Lucineide, dizendo ainda que muitos ficam frustrados em saber que não vão sacar o seguro desemprego de imediato.
Novas Regras
Antes das mudanças, adotadas em dezembro do ano passado, o Ministério não fazia o encaminhamento ao mercado de trabalho e, por desconhecerem o novo sistema, as pessoas acreditam que vão conseguir sacar o benefício sem precisar procurar outro emprego.
“A recomendação é de que o trabalhador recém desempregado procure os outros órgãos, como a Funtrab (Fundação do Trabalho / MS) e Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande), que fazem o mesmo serviço e possuem número maior de atendentes”, finaliza Lucineide.
Comentários