Confronto entre detentos mata pelo menos 44 em prisão no México
Um confronto entre detentos deixou pelo menos 44 mortos neste domingo em uma prisão no norte do México.
Segundo autoridades de segurança, os internos teriam forçado ou subornado agentes penitenciários para abrir as portas que separavam duas alas da prisão de Apodaca, no Estado de Nuevo León.
Com a abertura dos portões, os detentos iniciaram uma briga, que resultou nas mortes.
O porta-voz de Segurança Pública de Nuevo León, Jorge Domene Zambrano, disse que o confronto ocorreu devido a uma disputa de poder entre integrantes dos cartéis do Golfo e dos Zetas, ambos ligados ao narcotráfico.
Confrontos entre presos são comuns no México. No mes passado, 31 detentos morreram em uma rebelião em Altamira, no Estado de Tamaulipas, quando grupos rivais se enfrentaram com facas e armas caseiras.
Além disso, as prisões mexicanas são notórias por sua superlotação, pelos motins e pela corrupção disseminada entre agentes penitenciários.
Fogo em colchões
Domene afirmou ainda que os presos atearam fogo a colchões e outros objetos inflamáveis.
Segundo o porta-voz, as forças de segurança estão com a situação sob controle.
Parentes dos detentos se aglomeraram do lado de fora da prisão, atrás de informações sobre mortos e feridos. Domene pediu a eles que sejam pacientes.
"Temos mais de 3 mil internos nesta cadeia, e temos que contabilizar todos eles", afirmou. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Comentários