O estudo analisou páginas com dados de peso, altura e idade de 78 pessoas que mantêm perfis ativos em sites de namoro online. A pesquisa trabalhou através da análise de “palavras-chave” que os internautas cadastram em seus perfis, que podem ser consideradas sinais de alerta de informações não verídicas.
Usuários que mentem sobre sua idade, peso e altura tendem a deixar um “rastro de palavras” que revela a fraude. Segundo os pesquisadores, os perfis menos descritivos são motivo para alerta. Outro sintoma de pequenas mentiras (como quilos a menos, ou uma idade diferente da real) diz respeito à repetição frequente do pronome “eu” por parte do usuário. Os mentirosos também usam palavras que os descrevem como “feliz”, “emocionante” ou “não é chato”.
“Geralmente, as pessoas não querem admitir que mentem, mas não precisamos contar com elas para saber suas mentiras. Podemos simplesmente ler a sua obra na Internet. O mentiroso escreve menos para precisar mentir menos. Assim, não precisa se lembrar do que escreveu ou reforçar suas mentiras no futuro”, disse a professora Catalina Toma, da Universidade de Wisconsin-Madison.
Os pesquisadores basearam seus resultados em um teste simples. Eles pediram para os voluntários julgarem o nível de confiabilidade dos seus pretendentes online, baseando-se apenas naquilo que foi escrito nas descrições dos perfis cadastrados no site. Para aqueles que usaram os indicadores passados por Toma, o índice de detecção de mentirosos foi de 65%.
Comentários