Alunos e professores da Escola Estadual José Mariano Bento, no município de Barra do Bugres, a 169 quilômetros de Cuiabá, estão há cinco anos estudando em locais improvisados. Nas salas com parede de madeira, estudantes de várias séries dividem o mesmo espaço. Já os alunos mais velhos ficam em barracos de palha.
Segundo os professores, a situação é ainda mais preocupante porque perto do local está sendo construída uma nova escola, que deveria ter sido entregue em setembro de 2010. A instituição de educação infantil com estrutura precária fica em uma comunidade quilombola.
Em uma sala, crianças da alfabetização e alunos da primeira série dividem espaço em um local pequeno. "Aqui é muito apertado. Quando queremos fazer uma atividade diferente, uma interação maior, não tem como", disse a professora Lucimara Martins.
O mesmo cenário de improviso é visto do lado de fora, em um barraco. Alunos da 3ª e 4ª séries dizem que as dificuldades vão desde a estrutura física à falta de material didático. O local é sustentado por pedaços de madeira e palhas para cobrir o teto. O quadro onde a professora escreve é sustentado por cadeiras.
"Nós não temos biblioteca nem sala de vídeo. Quando precisa passar um vídeo, temos que levá-los na sala do professor onde só tem dois bancos. É difícil", lamentou a professora Márcia Rezendo de Souza.
A dificuldade também é vivida no transporte dos alunos. Um estudante cadeirante precisa da ajuda de um outro colega para ser carregado e colocado no banco do veículo. Ele e os amigos enfrentam estradas de terra com buracos, atoleiros e muita lama.
Nova escola
A construção da nova escola estava prevista para ser concluída no dia 10 de setembro de 2010, conforme informa a placa da obra instalada no local. As paredes já foram levantadas e as salas já têm portas e janelas. A parceria entre o Governo Federal e do estado teve investimento de mais de R$ 1 milhão.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que a entrega da obra da nova escola está prevista para agosto deste ano. Conforme a assessoria, o atraso na conclusão da escola ocorreu por conta da demora em iniciar a obra.
A nova unidade deverá ter seis salas de aula, refeitório e laboratório de informática. Em relação à estrada da comunidade, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Barra do Bugres informou que será feito um reparo emergencial apenas para contenção de buracos e poças de água
Comentários