Ação contra atrasos ocorre em 10 aeroportos do país até dia 27
Aeroportos iniciam ação contra atrasos
Começa nesta quinta-feira (16) uma operação especial em dez aeroportos do país para tentar evitar atrasos e filas durante o período do carnaval. As ações especiais, com reforço de agentes empregados, serão mantidas até o dia 27 de fevereiro, segundo a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que reúne Secretaria de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero (empresa que administra os aeroportos), dentre outros órgãos.
A operação será realizada nos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
De acordo com a Infraero, a previsão é que cerca de 3 milhões de pessoas embarquem e desembarquem nos aeroportos da rede durante o período do carnaval deste ano, um aumento de 13,2% em relação ao feriado de 2011.
Mesmo que a ação se concentre nos voos domésticos, a Receita Federal irá intensificar a atuação, especialmente em Guarulhos, onde se espera um movimento maior de voos internacionais. A Polícia Federal aumentará em 30% o número de efetivos nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro.
Já a Anac promete reforço na fiscalização e nos serviços de informações aos passageiros. Serão mobilizados cerca de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos, em especial em Guarulhos, Galeão e Brasília, que contam com postos da agência, onde haverá revezamento de inspetores 24 horas.
A Infraero diz reforçar o efetivo nas áreas operacionais e de segurança para garantir que haja manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes. Nos saguões, funcionários vestidos com coletes amarelos estarão à disposição em caso de dúvidas.
Para o governo, as ações garantirão um fluxo tranquilo nos aeroportos, a exemplo do que ocorreu durante o Natal e o Ano Novo, quando houve movimento de passageiros 15,5% superior ao ano de 2010 euma redução de 37% no registro de atrasos (em até 30 minutos).
Comentários