Nobres: Polícia localiza 98 explosivos para explodir 300 caixas
Uma carga com 98 bananas de dinamite foi localizada escondida em uma fazenda no Distrito de Coqueiral em Nobres (146 Km a médio-norte de Cuiabá) na manhã de quarta-feira (15). O dono da propriedade localizada a cerca de 60 Km da cidade, Laudelino Correa de Souza, conhecido como “Seu Preto” que já tem passagem por homicídio, foi preso em flagrante e informou à Polícia a participação de outros 2 suspeitos que já foram identificados e devem ser presos nesta quinta-feira. Os explosivos que estavam enterrados nas proximidades da sede da fazenda pesam 500 gramas cada e são suficientes para explodir 300 caixas eletrônicos. As investigações que culminaram no flagrante tiveram início há cerca de 3 meses após uma tentativa de roubo a um caixa eletrônico do Banco do Brasil ocorrido em Nobres. Esta é a segunda grande apreensão de dinamites em Mato Grosso em uma semana.
A Polícia Civil da cidade, ao localizar os explosivos por volta das 8h de quarta-feira (15) acionou a equipe do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) de Cuiabá, comandado pela delegada Ana Cristina Feldner. Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) especializados em manusear explosivos também foram acionados e viajaram de Cuiabá para Nobres na tarde desta quarta-feira para ajudar no manuseio e numa possível localização de mais dinamites. “Com essa ação, estamos inibindo a ação criminosa em pelo menos 300 caixas eletrônicos”, informou ao GD a delegada Ana Cristina.
Equipes do GCCO com auxílio de investigadores da Polícia Civil de Nobres vasculharam a fazenda na tentativa de localizar mais explosivos, mas suspenderam a ação por volta das 20h. Feldner explica que foi solicitado apoio da prefeitura de Nobres para fornecer maquinários para as escavações que serão retomadas nesta quinta-feira. “Tudo indica que ainda existem mais dinamites enterrados na fazenda e por isso solicitamos o apoio da prefeitura”, contou a delegada acrescentando que o fazendeiro foi preso em flagrante por ter conhecimento do fato. Ele disse para a delegada que os 2 homens levavam os explosivos até a fazenda em uma caminhonete. Todas as características de veículo também foram repassadas para a equipe de investigadores que estão trabalhando no caso.
Ainda não foi possível identificar a origem do dinamite, mas a delegada acredita que foram roubados de uma mineradora de São José do Rio Claro (315 Km a médio-norte de Cuiabá) em 2011. “Ainda vamos aprofundar as investigações”, acrescentou Feldner que vai interrogar Laudelino nesta quinta-feira. Ele já cumpriu 5 anos de prisão pelo crime de homicídio e morava na fazenda juntamente com a esposa que não estava presente no momento do flagrante. Mas ela também será ouvida pela delegada que de acordo com os depoimentos poderá autuar ou não a esposa do acusado. Delegado Wagner Bassi, titular da delegacia da cidade, está auxiliando nas investigações juntamente com sua equipe de investigadores.
Outra apreensão
Na tarde de terça-feira 07, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 30 bananas de dinamites que eram transportadas por uma adolescente identificada como C.R.S., 17, na BR-070, região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande e vinha do município de Cáceres (225 km a oeste da Capital). Os explosivos que estavam dentro de uma bolsa, além de cordéis detonantes foram localizados durante revista nas bagagens que estavam no interior do veículo. O flagrante ocorreu já nas proximidades do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, por volta das 14h.
Comentários