Moody"s rebaixa nota de Espanha, Portugal e Itália
A agência de qualificação de risco Moody"s rebaixou nesta segunda-feira as notas das dívidas públicas da Espanha, da Itália e de Portugal, e colocou em perspectiva negativa as qualificações de França, Áustria e Reino Unido, que possuem nota máxima "Aaa".
A nota espanhola foi reduzida de A1 para A3, a da Itália desce dois graus, de A2 para A3 e a de Portugal cai de Ba2 para Ba3. Todas as dívidas desses países estão em perspectiva negativa. A instituição ainda reduziu as notas de Eslováquia, Eslovênia e Malta, que não fazem parte do euro.
A Moody"s ainda pediu a revisão das qualificações de França, Reino Unido e Áustria, três da maiores economias da União Europeia que ainda mantêm a nota máxima "Aaa". Nas próximas avaliações, a agência poderá reduzir a qualificação, assim como a Standard & Poor"s realizou em janeiro.
As previsões se devem ao aumento da vulnerabilidade dos riscos financeiros e macroeconômicos da crise da zona do euro e de incertezas relacionadas às reformas institucionais na União Europeia.
Também há dúvidas sobre a disponibilidade de recursos para garantir os empréstimos que saneariam a crise, como o que será feito à Grécia.
FUNDO EUROPEU
Mesmo com as incertezas, a Moody"s ainda manteve a nota máxima do Fundo Europeu de Estabilidade, dando boas qualificações para a concessão de empréstimos de curto e longo prazo. A perspectiva foi mantida estável.
De acordo com a instituição, a estabilidade do fundo deve-se à participação de cerca de 40% de recursos de Alemanha, Holanda, Finlândia e Luxemburgo, economias com nota máxima e sem risco de instabilidade, mesmo com a crise da dívida.
Em janeiro, a Standard & Poor"s rebaixou a nota do fundo, pelos aportes que a França, que teve a nota da dívida reduzida, possui.
BANCOS
A agência de classificação Standard & Poor"s rebaixou mais cedo a nota de 15 bancos espanhóis, incluindo líderes do setor, como BBVA e Santander, os dois maiores do país.
O Santander perdeu dois pontos, passando de AA- para A+, enquanto o BBVA desce um degrau, de A+ para A. A redução vem após a dívida da Espanha ter sido reduzida, em 13 de janeiro.
Também a Fitch anunciou o rebaixamento da qualificação de quatro bancos espanhóis, entre eles o Santander.
A instituição reduziu sua nota de crédito em dois pontos, passando de AA- para A, igualando-o ao Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), que desceu um degrau (de AA- para A). Ambos operam em diversos países latino-americanos, incluindo o Brasil.
As outras duas instituições rebaixadas foram o Caixa Bank e La Caixa, que receberam A-. O único banco avaliado que segue estável é o Bankia, com nota BBB+.
A redução é consequência da queda em dois pontos da qualificação da dívida pública da Espanha, que aconteceu em 27 de janeiro.
Comentários