Reitor diz que ministro Mercadante sinalizou para IFMT atender Diamantino
O Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) irá movimentar a região de Diamantino e suprir a demanda existente. “Iremos fazer um mapeamento para pesquisar a necessidade da região [na hora da escolha dos cursos]”, contou o reitor José Bispo Barbosa -- durante reunião com o prefeito Juviano Lincoln na sede da Instituição em Cuiabá.
Também participaram do encontro na sexta-feira [10.02]: o secretário municipal de Educação, Nilvo Pedro Lanza; o vereador, Luiz Carlos Gaino; a assessora especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes de Almeida; o assessor pedagógico, Jamil Rodrigues e o diretor do Cefapro de Diamantino, Cézar Spindola.
Exercendo o papel de ‘embaixadora’ do município, Rosa Neide protegeu com veemência a importância do patrimônio intelectual para Diamantino, mencionou desde o elevado nível educacional dos prefeitos da região que querem o desenvolvimento interligado, até a carência em educação técnica dos municípios.
O reitor relatou que o Instituto Federal quer atender grande parte da população, daí a necessidade da interiorização.
“Está num processo bastante adiantado, existe uma vontade desde a presidente da República [Dilma Rousseff] até o prefeito [Juviano Lincoln], que querem instalar um campus do Instituto em Diamantino. Inicialmente vai ser uma extensão, porque depende da autorização do Congresso Nacional, mas está bem encaminhado. O ministro Aloizio Mercadante assim que assumiu já nos sinalizou para atender Diamantino”, contou o reitor.
Segundo ele, até o final do primeiro semestre o Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia estará funcionando em Diamantino, na localidade em que hoje está a Secitec que passará por um período de transição.
“Avalio que é um grande presente. Acredito que na área econômica nós avançamos bastante, mas para fazer que a população tenha formação e qualificação para viver melhor só a educação pode melhorar a vida das pessoas e o polo inteiro ganha”, sinalizou Rosa Neide.
O vereador Luiz Carlos Gaino disse que a Câmara Municipal estará à disposição do novo empreendimento educacional.
Durante o diálogo, o reitor informou que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) poderá funcionar no mesmo prédio que o IFMT e destacou a intenção de formar professores na região, além de outras profissões que verificará a necessidade in loco.
O prefeito Juviano Lincoln enfatizou que o governo municipal não medirá esforços para conseguir avançar em todos os setores e agradeceu o apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por também sempre defender o desenvolvimento da região.
Após o encontro, ficou decido que o próximo passo será uma reunião com o governador Silval Barbosa.
Comentários