Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Fevereiro de 2012 às 14:24
Por: Gabriela Galvão

    Imprimir


     A única ponte que dá acesso ao assentamento Mártires de Carajás (297 km ao Sul de Cuiabá) desabou devido aos últimos temporais, deixando isoladas mais de 70 famílias que residem no local. O deputado estadual Zeca Viana (PDT), que esteve na região, prometeu interceder junto ao órgãos competentes, em busca de uma solução junto ao Executivo estadual, alvo de críticas em todo o Estado devido a má conservação das estradas. “Esse acesso precisa melhorar, existem muitas crianças que necessitam ir à escola. Eles estão vivendo uma situação de calamidade”, avalia o parlamentar. A ponte que desabou possuía 60 metros.

     Os moradores reclamam ainda que o assentamento não recebe verba do Incra para construção de casas, o que impossibilita o reconhecimento da aptidão agrícola do local, por parte do próprio instituto. A existência de casas é uma exigência do Pronaf para liberação das verbas. “Nós estamos vivendo abaixo da linha da pobreza pelo descaso do Incra com os seus assentamentos. O governo os cria e depois abandona”, reclama o presidente do assentamento, David Pereira.

    A cultura de subsistência da comunidade se dá por meio da bacia leiteira, entretanto, o assentamento está sem condições de promover investimentos, a fim de desenvolver o projeto e os compradores da região estão perdendo o interesse no produto, principalmente pela dificuldade de acesso. Criado em 2005, o assentamento está localizado numa ilha cercada pelos rios do Peixe e o rio Paraíso. São cerca de 99 assentados em uma área dividida em lotes de 20 hectares com área total de 3,2 mil hectares.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/60006/visualizar/