Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Outubro de 2013 às 19:37

    Imprimir


Nove estrangeiros que formaram ou nasceram em Cuba chegaram neste sábado no Aeroporto Internacional Marechal Rondon para servir duas cidades de Mato Grosso no programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal. Os profissionais foram recebidos por estudantes e líderes políticos no saguão de desembarque.

Os médicos chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira e logo em seguida participaram de um simpósio na Universidade Federal de Mato Grosso, que também serviu como evento de apresentação dos profissionais aos estudantes de medicina da unidade.

Dos nove que desembarcaram, cinco irão trabalhar em Cáceres e dois em Colniza. Os outros dois que estão sem localidade para trabalhar seriam funcionários de Cuiabá, mas a prefeitura municipal preferiu remanejar alguns do estado para o cargo. Enquanto isso eles irão permanecer na cidade e até a próxima semana, segundo o representante do Ministério da Saúde, deverá ser anunciado o local de trabalho que eles irão servir.

Luiz Henrique Basques, médico clínico geral que irá trabalhar em Cáceres, disse que está muito feliz por poder servir esse país e o principal trabalho será com o apoio das famílias. “To feliz por ter chegado em Cuiabá e agora espero a mesma reciproca na cidade que vamos trabalhar. Queremos toda família empenhada para uma saúde melhor”, comentou.

Os médicos começam os trabalhos a partir do dia 4 de novembro e durante esse período de hoje até o começo do mês os profissionais irão reconhecer os locais de trabalhos e acompanhar o funcionamento local.

Em todo o País, desembarcam, até terça-feira (29) 2.167 médicos, que se juntam aos 1.499 que já estão atuando em regiões carentes do país, sendo 819 brasileiros e 680 estrangeiros, elevando a cobertura do programa de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros. Nos municípios do Mato Grosso, já são sete médicos trabalhando, com cobertura a 24.150 pessoas no Estado.

Só em setembro, foram registradas 320 mil consultas realizadas pelos médicos participantes do programa.

Cada profissional do programa atua 40 horas por semana e realiza, diariamente, entre 20 e 30 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas comunidades, sem necessidade de deslocamento desta população aos grandes centros.

A presença deles nas cidades impacta ainda no acesso aos medicamentos. Neste período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.

Os contratados são registrados no Ministério da Saúde e serão fiscalizados pelo Conselho Regional de Medicina. Atualmente, três médicos, sendo um estrangeiro, estão trabalhando em Mato Grosso pelo programa federal. Em todo o país, cerca de 1,5 mil médicos que estudaram em Cuba foram contratados pelo Mais Médicos.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6002/visualizar/