Segundo ele, além da expansão internacional, o mercado brasileiro de ônibus, micro ônibus, BRTs (Bus Rapid Transport) e BRS (Bus Rapid Service) está muito demando e tem muito espaço para crescer nos próximos anos. A Neobus é uma empresa coligada da fabricante de carrocerias Marcopolo.
A empresa faturou cerca de R$ 500 milhões em 2011 e espera atingir uma receita superior de R$ 1 bilhão até 2015. "Com novas tecnologias e nova linha de uso rodoviário (ônibus pesados) vamos buscar o mercado externo a partir do segundo semestre desse ano", disse o presidente da Neobus durante anúncio de construção de fábrica no Estado do Rio de Janeiro.
A companhia acertou no início do mês uma joint-venture com a americana Navistar, dando origem à NeoStar . Os norte americanos produzem motores MWM e a associação é considerada estratégica.
"Esse ano já teremos em primeira mão no Brasil um ônibus completo e vamos estender esse movimento para México e Estados Unidos com a marca NeoStar. Deveremos ter uma unidade no México para fornecer ônibus rodoviário", disse o executivo.
O executivo acrescentou que a companhia avalia na América do Sul mercados como Chile e Argentina. "Estamos querendo entrar em outros mercados. O Chile é um país tradicional que sempre comprou produtos do Brasil e a Argentina tem uma demanda também importante e pode ser uma oportunidade", disse Tomiello.
A nova fábrica da Neobus no Rio de Janeiro será erguida na cidade de Três Rios, consumindo investimentos de R$ 90 milhões. A unidade vai começar a operar em no máximo 150 dias e terá capacidade para produzir 13 ônibus por dia, elevando para 30 veículos ao dia a produção nacional da companhia. A Neobus tem uma fábrica em Caxias do Sul (RS) onde emprega 2.400 pessoas. A unidade do Rio vai gerar 1.200 empregos.
Comentários