Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 07 de Fevereiro de 2012 às 17:03

    Imprimir


As oportunidades do mercado de soja e grãos, mesmo que não se repitam os altos preços obtidos em 2011, são muito boas para os produtores de Mato Grosso que será um dos estados que mais se beneficiará com as perdas da safra no Sul do Brasil e dos países vizinhos. Estas perspectivas para 2012 são apontadas por Silmar Muller, consultor em Agribusiness, aos produtores participantes do Dias de Campo, evento realizado pela Fundação MT.

Na avaliação dele, haverá aumento da demanda para soja e milho, consequentemente os preços se manterão mais firmes para os produtores mato-grossenses. Mesmo com a crise europeia e seu efeito na economia global, as tendências são muito positivas para a soja e o milho tendo em vista a continuidade do aperto nos estoques mundiais depois das perdas com estiagens na produção sul-americana.

De acordo com o analista de mercado agrícola, fatores macro como a demanda por alimento é fator preponderante para o que está sendo visto como bom cenário para produção de soja e milho de Mato Grosso.

“A curto e médio prazos, as perspectivas seguem muito boas. O mundo pede mais alimento. Além disso, há aumento da demanda por inúmeros países emergentes, não só a China, mas também outros países asiáticos e africanos, cujas economias vem crescendo bem acima da média mundial”.

Diante destas tendências, Muller recomenda aos produtores rurais investimentos em produtividade, redução dos custos de produção e diversificação da atividade agrícola, com integração lavoura-pecuária.

Ele destaca as boas oportunidades no mercado de milho. “Produtor de MT deve continuar diversificando com o plantio de milho, com investimento em aumento de área da safrinha de milho. As perdas verificadas na primeira safra do sul do país vão beneficiar o estado de Mato Grosso. Por isso é importante ficar atento e produzir bem!”

Muller, que também é jornalista econômico, avalia que a crise europeia vai impactar a economia dos países importadores, o que diminuirá o desempenho das commodities agrícolas na balança comercial brasileira em 2012. “Ainda sim, mesmo crescendo menos, manterão desempenho positivo”.

Dias de Campo 2012

O próximo Dia de Campo será realizado amanhã (08) em Campo Verde (distante 130 km de Cuiabá) na fazenda São Miguel. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Os Dias de Campo são realizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e parceiros.

O próximo evento ocorrerá no sábado (11) em Rondonópolis. As duas últimas cidades a receberem a equipe técnica dos Dias de Campo serão Querência e Canarana nos dias 1º e 03 de março respectivamente. Mais informações no www.fundacomt.com.b





Fonte: DS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/60109/visualizar/