Carreteiro é preso com rebites em alta velocidade
O motorista de uma carreta Volvo foi preso, ontem à noite, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-163, em Sorriso (412 km de Cuiabá), depois de ser flagrado com 19 comprimidos de anfetamina, conhecidos como “rebite”, usados para inibir o sono em longas viagens. A droga estava acondicionada em um frasco, no bolso do carreteiro.
Diante do flagrante, os policiais verificaram as informações gravadas no tacógrafo da Volvo, que acusou alta velocidade e que a carreta percorreu longas distâncias sem a devida interrupção na viagem para descanso do motorista. O condutor ficou detido e o veículo foi apreendido e recolhido ao pátio da PRF.
O consumo de anfetamina sem prescrição médica é proibido no Brasil. A substância é comercializada em forma de remédios para tratamento de obesidade e pessoas que sofrem de distúrbios psicológicos, sendo encontrada, portanto, em medicamentos controlados e que exigem receita médica do paciente.
Porém, vários motoristas fazem uso ilegal da droga para dirigir durante longas distâncias sem interromper a viagem, já que o rebite inibe o sono. Todavia, esta prática é perigosíssima, já que o uso continuado da droga diminui os efeitos e o usuário precisa ingerir doses cada vez maiores de anfetamina, podendo ocorrer efeitos colaterais graves. Em muitos países a venda da anfetamina é proibida
Comentários