Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 05 de Fevereiro de 2012 às 09:49

    Imprimir


A sacola plástica biodegradável não deve ser mais cobrada nos supermercados. É o resultado de um acordo entre Ministério Público, Procon e Associação Paulista de Supermercados que vale, pelo menos, para os próximos dois meses. A medida foi tomada depois da insatisfação dos consumidores em ter que pagar pelo produto. Em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, não foi diferente.

A campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que pretende substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados recebeu ajustes feitos em acordo assinado na sexta-feira (3).

Durante 60 dias, os supermercados deverão seguir algumas regras: os consumidores que não levarem sacolas reutilizáveis terão direito a embalagens gratuitas, como tradicionalmente vinha sendo realizado. Todos os estabelecimentos deverão oferecer uma alternativa de sacola reutilizável com preço de até R$ 0,59. Ela estava sendo vendida a R$ 1,99.

No dia 15 de março, Dia do Consumidor, os supermercados distribuição de graça a sacola reutilizável para o consumidor que adquirir pelo menos cinco itens. A sacola poderá ser trocada pelo consumidor em um prazo de até seis meses, gratuitamente, se estiver danificada.

Por um ano, os operadores de caixa dos supermercados deverão informar verbalmente os consumidores que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas. Isso antes de os clientes passarem as compras para não serem surpreendidos.

O objetivo das mudanças é estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/60353/visualizar/