O Conselho Regional de Educação Física (CREF) terá seu trabalho de fiscalização, junto às academias e profissionais irregulares, reforçado pelo auxílio da Polícia Militar (PM) do Amazonas e do Centro de Educação Física e Desporto (CEFID). O anúncio da parceria foi feita na quinta-feira (2), durante uma reunião entre os representantes das duas instituições.
O combate à prática irregular do profissional de educação física tem sido um dos principais objetivo do Cref - 8ª região, que compreende os Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima e Rondônia. Ao todo, apenas 310 academias ativas são legalmente registradas. Quase o mesmo número equivale às academias clandestinas que funcionam sem registro no conselho.
O CREF conta ainda com o apoio da Secretária de Estado de Saúde, da Secretária de Saúde do Município, da Polícia Militar do Estado, o Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Finanças.
O Conselho esclareceu que as ações passam por um processo legal de autuação e notificação e seguem com a interdição das academias que ainda não se regularizaram no Conselho e que não atendem às exigências dos outros órgãos de fiscalização.
Denúncias
Além das academias sem registro, outros estabelecimentos também podem ser denunciados, como clínicas variadas, academias em condomínios de apartamentos que oferecem atividade física sem orientação profissional aos seus moradores, dentre outras irregularidades. A denúncia pode ser feita por meio do telefone 92-3234-8234 ou pelo e-mail cref8@cref8.org.br
Comentários