Deputado vê avanços na gestão e defende concessão da Sanecap, com algumas ressalvas
Guilherme Maluf aposta em Galindo como cabo eleitoral
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) aposta no apoio do prefeito Chico Galindo (PTB) para concorrer ao Palácio Alencastro, nas eleições de outubro deste ano.
Em entrevista ao Midianews, o deputado classificou de "vantajosa" a possibilidade de receber o apoio na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. O argumento é de que a gestão de Galindo é marcada pelo enfrentamento de graves problemas que já perduravam no município e o resultado favorável será percebido em longo prazo.
"Considero vantajoso o apoio. O Galindo fez enfrentamentos que já deveriam ter acontecido e, mesmo que tragam desgaste eleitoral, em nível de gestão trouxeram resultados positivos", declarou.
Maluf citou o aumento na tabela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) como um dos grandes trunfos da gestão municipal.
"A política tributária de Cuiabá é um fiasco, se comparar com Campo Grande (MS), que arrecada muito mais. O Galindo deu uma organizada na política de arrecadação. Isso gerou desgaste, mas a prefeitura precisava melhorar sua arrecadação para aumentar o potencial de investimentos", observou.
O tucano também acredita que a concessão da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), que remeteu a gestão do sistema de água e esgoto pelo período de 30 anos à iniciativa privada, com previsão de investimentos de R$ 6,5 bilhões no período, será benéfica a Cuiabá.
Porém, alertou que não concorda com o procedimento adotado pela Prefeitura de Cuiabá. Inicialmente, o projeto de lei foi encaminhado a Câmara, em regime de urgência urgentíssima, enquanto Galindo estava em Portugal e o presidente do Legislativo, Júlio Pinheiro, respondia pelo Palácio Alencastro.
"Concordo com a terceirização do serviço de água e esgoto de Cuiabá. Minha posição foi contrária, inicialmente, pela maneira como foi feita a primeira votação. Mas, o prefeito Galindo admitiu que houve erros e aprofundou a discussão. Aceitou a começar do zero com audiências públicas. Cuiabá vai colher bons frutos com a concessão dos serviços", completou Maluf.
Comentários