Criadora do FarmVille rendeu US$ 445 mi para o Facebook
A Zynga, criadora do jogo FarmVille, gerou ao Facebook uma receita de US$ 445,2 milhões no ano passado. O número representa cerca de 12% do faturamento total da rede social em 2011.
As cifras foram apresentadas ontem no registro oficial da oferta inicial de ações do Facebook e mostram que a rede social também obtém um significante benefício da parceria.
A dependência da desenvolvedora de games sociais com o Facebook foi um dos principais alvos de questionamentos dos investidores na abertura de capital da Zynga, no final do ano passado.
Praticamente toda a receita da empresa, de US$ 828 milhões nos noves primeiros meses de 2011, advém da parceria com a rede social. Já o Facebook retém uma comissão de 30% nas compras de bens virtuais feitas para os jogos. A parceria entre as duas empresas dura até 2015.
Como o Facebook é a sua maior fonte de receitas, a Zynga investe ainda em publicidade na rede social. A cifra de anúncios está incluída na conta dos US$ 445,2 milhões.
O sucesso de acordos semelhantes ao da Zynga abre caminho para uma nova frente de ganhos e reduz a dependência da rede social com anúncios. Em 2011, a publicidade representou 85% da receita total da companhia, de US$ 3,7 bilhões.
O percentual mostra avanço nessa relação com anunciantes. Em 2009, a cifra representava 98% do faturamento.
RENTABILIDADE
A possibilidade de usar inúmeros dados dos usuários como forma de atrair anúncios de marcas e empresas é uma das principais razões que explicam as altas cifras envolvidas na oferta da companhia.
Com cerca de 845 milhões de usuários, o Facebook pretende levantar US$ 5 bilhões com a abertura de seu capital na Bolsa de Nova York e pode ser avaliado em até US$ 100 bilhões.
O nível de interação dos usuários na rede social pode ser medido pelo número de comentários e cliques no botão "curtir", que somados chegaram a quase 3 bilhões por dia. São cerca de 250 milhões de fotos postadas por dia
Comentários