Semp Toshiba demite 720 em Manaus, diz sindicato
A unidade industrial da Semp Toshiba na Zona Franca de Manaus demitiu 720 funcionários das linhas de produção de televisores e áudio, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.
Em nota, a empresa confirmou as demissões, sem divulgar o número de demitidos nem de contratados que continuam na unidade.
Segundo o presidente do sindicato, Valdemir Santana, as demissões começaram em dezembro, quando foram demitidas 250 pessoas. Do início de janeiro até esta terça-feira (31), foram mais 470 trabalhadores.
A Semp Toshiba é uma das maiores fabricantes brasileiras de produtos eletrônicos. Até dezembro, a unidade do Amazonas empregava 2.300 pessoas, segundo o sindicato.
A decisão da Semp Toshiba provocou reações do governo do Amazonas e da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), autarquia federal que concede incentivos fiscais na Zona Franca.
A Suframa disse que pediu explicações sobre as demissões à direção da Semp Toshiba. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas disse que vai fiscalizar se a empresa está cumprindo com as metas de geração de empregos que constavam em seu projeto.
Procurada pela reportagem, a direção da Semp Toshiba afirmou que as demissões das últimas semanas em Manaus ocorreram para uma "adequação natural de seu quadro pessoal".
O motivo, segundo a empresa, é a "sazonalidade do mercado e projeção de demanda para os próximos meses".
Comentários