Frio registrado em São Paulo é considerado atípico para esta época do ano. (Foto: Paduardo/Futura Press)
A madrugada desta segunda-feira foi a mais fria do ano em São Paulo, segundo a Climatempo. A temperatura mínima chegou a 13°C no ponto de medição da USP, na região do Zoológico, na zona sul da cidade. O recorde de frio anterior no local era de 13,4°C, registrada um dia antes. Na zona norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 14,5°C nesta segunda-feira no Mirante de Santana. O recorde anterior, verificado no último sábado, era de 14,7°C.
A região metropolitana de São Paulo vem tendo dias com frio atípico desde a última sexta-feira. Por volta das 6h desta segunda-feira, as temperaturas variavam entre 14°C e 16°C. No aeroporto internacional de Guarulhos, os termômetros marcavam 13°C.
O frio vem sendo sentido também no litoral e no interior do Estado. Segundo o Inmet, a temperatura na madrugada desta segunda-feira ficou em torno dos 14°C em cidades como Itapira, Iperó e Piracicaba. A região de Campinas teve até 13°C. Barra do Turvo, no sul do Estado, registrou 11,8°C e São Luis do Piraitinga, 11,3°C. Em Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, a temperatura baixou para 7°C. No litoral, o dia amanheceu com temperatura em torno dos 16°C em Iguape e no Guarujá.
Todas estas temperaturas, segundo a Climatempo, estão tecnicamente muito abaixo dos padrões médios desta época do ano. O resfriamento foi provocado pela entrada do ar polar sobre São Paulo, mas que chegou ao centro-sul do Brasil com força acima do normal para o verão.
Amanhã, os paulistas ainda vão sentir frio na madrugada e ao amanhecer, mas a tarde será quente, em geral com temperatura em torno dos 30°C pelo interior. Na capital e no litoral, a temperatura na tarde de terça-feira deve ficar entre 27°C e 29°C. A partir de quarta-feira, a tendência é de maior aquecimento.
Semana com pouca chuva
A passagem do ar polar sobre São Paulo baixou a temperatura e também reduziu os níveis de umidade do ar, o que dificulta a ocorrência dos temporais. A semana segue com sol e pouca chuva no Estado de São Paulo. As pancadas de chuva poderão ocorrer a partir da tarde, mas de forma rápida. Não há expectativa de chegada de nova frente fria a São Paulo, pelo menos até o próximo sábado.
Chuva de janeiro superou a média
O tempo chuvoso da sexta-feira passada fez com que a chuva de janeiro superasse a média normal na capital paulista. Segundo o Inmet, entre as 10h do dia 27 e as 10h do dia 28, choveu 45,2 mm no Mirante de Santana. O total acumulado até as 10h do de hoje era de aproximadamente 323 mm - 24% acima da média normal, que é de 261 mm
Comentários