Mercadante mantém Abicalil como secretário de articulação no MEC
O novo ministro da Educação Aloízio Mercadante decidiu manter o ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) no comando da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC).
A informação foi passada pelo próprio Carlos Abicalil em conversa com o Olhar Direto nesta sexta-feira (27), acrescentando que recebeu esta comunicação do próprio ministro, durante reunião na última quarta-feira (25), um dia após a posse de Mercadante no MEC.
“O novo ministro esteve em contato comigo na última quarta-feira. Ele comunicou seu desejo de imprimir a sua face na equipe do Ministério, mas fez a recomendação de manutenção da equipe da Sase”, revelou Abicalil.
Substituto de Fernando Haddad, que se desligou da pasta para se preparar à disputa da prefeitura de São Paulo pelo PT, Aloízio Mercadante havia anunciado mudanças em quatro das seis secretarias do MEC, incluindo a Sase, além de alterações no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
“Não sei qual será a composição da equipe. O ministro está discutindo passo a passo a composição deste mosaico”, acrescentou.
Mudanças
O único nome sondado para assumir o Inep é Luiz Cláudio Costa, atual secretário de Educação Superior (Sesu), mas a informação ainda não é tratada como oficial.
De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, além da Sesu, outras três secretarias estavam ameaçadas de sofrer mudanças: a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), chefiada atualmente por Eliezer Moreira Pacheco, a Secretaria de Educação Básica (SEB), de Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, e a Sase, que hoje tem à frente Carlos Abicalil.
Ainda segundo o MEC, não há informação sobre alterações de cargo nas secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), chefiada por Claudia Pereira Dutra, e de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), de Luís Fernando Massonetto. O secretário-executivo do ministério, José Henrique Paim Filho, também está cotado para manter o cargo.
Comentários