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Projeto de duplicação da estrada de Chapada foi alterado para se adequar ao ritmo de ocupação das áreas na região de Cuiabá
Duplicação de estrada começa em 30 dias
No trecho urbano da MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro) entre os trevos do distrito de Nossa Senhora da Guia e o Jardim Vitória (na escola da Fundação Bradesco), as obras de duplicação devem começar num prazo máximo de 30 dias, ou final de fevereiro.
A previsão é da Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu), que ontem confirmou alterações no projeto para adequá-lo ao ritmo de ocupação das áreas até então desocupadas, nas margens da rodovia.
Conforme o superintendente de Obras e Transportes, engenheiro Denildo de Castro, o canteiro central foi reduzido e, ao invés de seis metros, como previa o projeto anterior, terá quatros metros, uma maneira de criar mais espaço para acostamento e passeios de pedestres.
Castro adiantou que ao longo dos 3,6 quilômetros desse trecho, em que os custos podem variar entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões, serão quatro pistas, duas em cada sentido. Além disso, haverá alguns pontos com calçamento exclusivo para pedestres, enquanto noutros o acostamento servirá apenas para quem transita a pé ou de bicicleta.
Por causa do tráfego intenso e do risco de acidentes graves, o superintendente informou que a Setpu não está validando a aprovação e a execução de grandes projetos arquitetônicos programados para essa região da cidade.
Recentemente, observou Castro, a secretaria se manifestou contrária ao início das obras de mais um hipermercado à margem da rodovia. O entendimento foi de que a nova empresa geraria impactos no trânsito para os quais a região não está preparada, a exemplo do que vem acontecendo desde a inauguração da loja do grupo Atacadão.
Castro disse que a ideia é autorizar o início das obras depois que a pista estiver duplicada, o que deve acontecer em outubro deste ano. Além desse hipermercado, destacou, há inúmeras obras de prédios e condomínios residenciais em fase de construção e outros que requerem aprovação nos órgãos públicos.
Desde julho do ano passado, quando o supermercado-atacadista começou a funcionar no local, aumentaram os problemas de trânsito na rodovia.
Na tentativa de amenizar a situação até que as obras de duplicação fossem executadas, a Prefeitura de Cuiabá e a Setpu autorizaram a colocação de “gelos-baianos”, que são grandes peças de concreto no centro da pista.
A proposta era impedir que os motoristas fizessem manobras irregulares no centro da rodovia e ficassem obrigados a fazer o retorno no trevo mais próximo – de modo a tomar a outra pista e só na volta entrar no supermercado.
Como a pista não tem acostamentos, os obstáculos, como o próprio nome os define, acabaram piorando o trânsito.
A previsão é da Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu), que ontem confirmou alterações no projeto para adequá-lo ao ritmo de ocupação das áreas até então desocupadas, nas margens da rodovia.
Conforme o superintendente de Obras e Transportes, engenheiro Denildo de Castro, o canteiro central foi reduzido e, ao invés de seis metros, como previa o projeto anterior, terá quatros metros, uma maneira de criar mais espaço para acostamento e passeios de pedestres.
Castro adiantou que ao longo dos 3,6 quilômetros desse trecho, em que os custos podem variar entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões, serão quatro pistas, duas em cada sentido. Além disso, haverá alguns pontos com calçamento exclusivo para pedestres, enquanto noutros o acostamento servirá apenas para quem transita a pé ou de bicicleta.
Por causa do tráfego intenso e do risco de acidentes graves, o superintendente informou que a Setpu não está validando a aprovação e a execução de grandes projetos arquitetônicos programados para essa região da cidade.
Recentemente, observou Castro, a secretaria se manifestou contrária ao início das obras de mais um hipermercado à margem da rodovia. O entendimento foi de que a nova empresa geraria impactos no trânsito para os quais a região não está preparada, a exemplo do que vem acontecendo desde a inauguração da loja do grupo Atacadão.
Castro disse que a ideia é autorizar o início das obras depois que a pista estiver duplicada, o que deve acontecer em outubro deste ano. Além desse hipermercado, destacou, há inúmeras obras de prédios e condomínios residenciais em fase de construção e outros que requerem aprovação nos órgãos públicos.
Desde julho do ano passado, quando o supermercado-atacadista começou a funcionar no local, aumentaram os problemas de trânsito na rodovia.
Na tentativa de amenizar a situação até que as obras de duplicação fossem executadas, a Prefeitura de Cuiabá e a Setpu autorizaram a colocação de “gelos-baianos”, que são grandes peças de concreto no centro da pista.
A proposta era impedir que os motoristas fizessem manobras irregulares no centro da rodovia e ficassem obrigados a fazer o retorno no trevo mais próximo – de modo a tomar a outra pista e só na volta entrar no supermercado.
Como a pista não tem acostamentos, os obstáculos, como o próprio nome os define, acabaram piorando o trânsito.
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/60930/visualizar/
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