Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Janeiro de 2012 às 16:02

    Imprimir


Uma reunião no gabinete do prefeito Moacir Giacomelli, com a participação de seis dos nove vereadores, debateu a contratação de uma empresa para execução dos serviços contínuos de coleta e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais do Município de Vera. 

Conforme esclareceu Giacomelli, o município vem há anos arrastando os mesmos impasses sobre o aterro sanitário e nada pode ser feito, porque existem regras determinadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que não foram possíveis ser atendidas, tais como, localização de um imóvel para a implantação do aterro sanitário com distância  mínima de 13 quilômetros do centro da cidade, distante de córregos, residências e aeroportos.  Outro fator que obstou a implantação do aterro sanitário foi por  não haver  interessados em vender seus imóveis para esta finalidade. O prefeito afirmou que não gostaria de desapropriar uma área para este fim, justificando ser um processo muito moroso com muitas entraves, até porque já desapropriou uma área que em breve será o Distrito Industrial de Vera.

Segundo o prefeito a alternativa de terceirizar o serviço vai solucionar o problema, observando que outros municípios já aderiram o sistema, que vem funcionando perfeitamente, entre eles: Nova Mutum, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Tapurah.   Pensando na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida dos verenses, a Administração Municipal realizará processo licitatório para contratação de uma empresa para executar os trabalhos.

De acordo com Secretário de Administração, Roberto Dambrós, para a implantação desde novo sistema será necessária  a construção de uma plataforma na unidade de transbordo que será implantada em um imóvel do Município,  a ser definido.  Segundo as primeiras pesquisas de preço realizadas pela prefeitura, os custos para esta destinação do lixo estão estimados em aproximadamente R$ 118 (reais) por toneladas de lixo coletados transportados e tratados em aterro sanitário terceirizado.  Hoje Vera coleta em torno de 7 toneladas dia. O prazo previsto para implantação do novo sistema no município é de 40 dias, esclareceu o secretário. 

Projeto Futuro - Outro assunto debatido foi a implantação de lixeiras ecológicas em pontos estratégicos.  A iniciativa para implantação partiu do prefeito, onde o projeto de preservação ambiental inclui a coleta seletiva de lixo.  A intenção da prefeitura é implantar lixeiras ecológicas, onde a população poderá depositar separadamente os materiais recicláveis – papel, metal, plástico e vidro. Após implantação o prefeito afirmou que irá firmar parcerias juntos aos empresários que já atuam neste seguimento, onde eles poderão recolher os materiais recicláveis,  reduzindo o impacto nos custos.

A proposta é desenvolver a conscientização da sociedade sobre a importância desse processo. Palestras, panfletos explicativos e visitas serão realizadas para ensinar a separação dos resíduos sólidos e apontar as adequações necessárias em cada estabelecimento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61040/visualizar/