Uma erosão de 30 metros de profundidade e 600 metros de largura está colocando em risco dezenas de casas no Bairro Pedregal, em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Segundo os moradores, a erosão existe há 15 anos e o problema não é resolvido. Em março do ano passado foi decretada situação de emergência pelo Corpo de Bombeiros.
“Uma casa pode desabar a qualquer momento aqui. O pedestre que passa por aqui também pode cair”, afirma o salgadeiro José Alves Fernandes.
Segundo os bombeiros, por causa das chuvas a tendência é de que o buraco cresça ainda mais. Outro problema, de acordo com a corporação, é o lixo que se acumula no local e que pode transmitir doenças.
“Coloca em risco os moradores aqui da região. Além disso, os moradores jogam lixo e dejetos no buraco”, diz o tenente Bruno Alves.
A cratera chegou a partir ao meio uma rua que liga um bairro ao outro. A Secretaria de Obras do município informou que há mais de um ano busca verbas no Ministério da Integração para reconstruir a área. Um estudo da Defesa Civil foi apresentado ao Governo Federal, mas a verba ainda não foi liberada.
“Nós acreditamos que a verba sairá o mais breve possível, tendo em vista que nós já temos o convênio firmado com o ministério”, afirma o fiscal de obras Alessandro Barreiros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os moradores já deveriam ter sido retirados da área de risco pela prefeitura, já que a erosão não para de aumentar. A prefeitura não informou quando pretende remover os moradores e disse que serão necessários R$ 5,3 milhões para reconstruir a área. Segundo ela, não há previsão para começar as obras porque a verba ainda não foi liberada pelo Governo Federal.
Comentários