Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Janeiro de 2012 às 12:44

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Governo do Estado forneceu o curso e também o maquinário necessário para a confecção das vassouras
Governo do Estado forneceu o curso e também o maquinário necessário para a confecção das vassouras

Promover o resgate da dignidade e da cidadania dos reeducandos em Mato Grosso. Este é o objetivo do Projeto Ressociclar, uma ação social do Governo do Estado com a Fundação Nova Chance. No projeto, os reeducandos receberam um curso de capacitação de 15 dias úteis para a fabricação de vassouras com garrafas pets descartadas.

Por meio de uma parceria, o Governo do Estado forneceu o curso e também o maquinário necessário para a confecção das vassouras, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). O projeto começou no dia 16 de dezembro de 2011.

Nesta sexta-feira (20.01) os 15 reeducandos da Penitenciaria Central do Estado (PCE) que fizeram parte do projeto-piloto receberam os seus certificados. A gestora do projeto, Maria Suésia Selau, explica que além da capacitação profissional, eles receberão 3/4 de um salário mínimo e o benefício de remição de pena. Para cada três dias trabalhados, a pena reduz um dia.

Os reeducandos foram escolhidos com base numa avaliação da equipe técnica da penitenciária, que levou em conta aspectos como o bom comportamento. A subdiretora da PCE, Hermínia Dantas, diz que os participantes do projeto são “o orgulho da penitenciária”.

Para a fabricação das vassouras, as garrafas plásticas são lavadas, tem o seu fundo retirado e então são colocadas em uma máquina que desfia o plástico. O plástico desfiado é levado ao forno e depois esfriado, para aumentar a sua rigidez e durabilidade. Os cabos das vassouras foram doados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso - Ipem-MT (antigo Imeq).

O reeducando Valtrudes Nunes destacou a sensação de participar do projeto. “Esse conhecimento que adquirimos, de aprender uma nova profissão é uma forma de mudar nossa imagem. Para quando sair daqui, poder ter uma vida nova”.

Com o seu certificado em mãos, Lourivaldo Schreder falou que, além dos benefícios pela participação no projeto, o trabalho aumenta a autoestima dos reeducandos. “Isso aqui melhora a nossa saúde, porque a gente trabalha a mente, não fica parado pensando em bobagem”. O reeducando Fernando dos Santos também destacou este aspecto.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, disse que a reinserção dos reeducandos na sociedade é uma meta do governador Silval Barbosa. “Já temos o caso da Arena Pantanal em que nós fazemos este trabalho. Queremos que a partir do cumprimento da dívida que eles têm com as justiça, eles possam ser reinseridos na sociedade. Que eles tenham uma outra visão”.

As vassouras fabricadas pelos reeducandos estão sendo utilizadas dentro da PCE e também nas unidades prisionais de Sinop, Água Boa e Rondonópolis. Algumas vassouras também serão vendidas para custear o projeto. Para cada item fabricado são necessárias de 14 a 17 garrafas pets e Maria Suésia estima que o projeto precise de 7 mil garrafas por mês.

A Fundação Nova Chance pede a colaboração da sociedade com a doação de garrafas pet. Quem quiser fazer as doações poderá entrar em contato com o Setor de Produção da Fundação, por meio do telefone (65) 3613-8612.

Com informações da Secom-MT






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61225/visualizar/