Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Janeiro de 2012 às 07:08

    Imprimir


A deputada democrata Gabrielle Giffords, que há um ano foi baleada no Arizona, afirmou no domingo, por sua página no Facebook, que pretende renunciar ao cargo para se concentrar na recuperação dos ferimentos sofridos na tentativa de homicídio.

"Para fazer o que mais convém ao Arizona, abandonarei o cargo esta semana", afirmou.

De acordo com assessores da deputada em Washington, a decisão deve ser confirmada nesta segunda-feira. Giffords recebeu um tiro na cabeça após um ataque de um homem em um encontro com partidários políticos num supermercado em Tucson, no Arizona.

Em um vídeo publicado em sua página na rede social Facebook, Giffords disse que não se lembra muito do dia do acidente e agradeceu o apoio dos eleitores. "Eu nunca vou esquecer a confiança que vocês me deram para ser as suas vozes".

As imagens mostram ela com o marido, o astronauta Mark Kelly, paisagens desérticas do Arizona e sua volta ao Congresso no ano passado. Mesmo após passar por cirurgias, Giffords apresenta problemas de fala, mas fala sobre os desafios que o Estado enfrenta, como a criação de empregos, a segurança da fronteira e os benefícios aos veteranos das guerras do Iraque e do Afeganistão.

  Gabrielle Giffords/Reuters  
Gabrielle Giffords, em vídeo em que anuncia renúncia a vaga do Congresso para tratamento após receber um tiro na cabeça
Gabrielle Giffords, em vídeo em que renuncia a vaga no Congresso para tratar sequelas de um tiro na cabeça

OBAMA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em comunicado que Giffords personifica "o melhor que o serviço público deveria ser" e "tem um incansável compromisso com o aperfeiçoamento do país".

"Sabemos que é por ter compromisso com os melhores interesses de seus eleitores que Gabrielle tomou a difícil decisão de abandonar o congresso", disse o mandatário.

A líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, descreveu a deputada como um "símbolo inspirador de determinação e coragem para milhões de americanos".

"Sentiremos sua falta na Câmara dos Representantes, mas seu legado no Congresso e sua liderança na nossa nação continuará".

Uma eleição especial será realizada no Arizona para preencher a vaga da deputada. Assessores afirmam que, caso se recupere, ela poderá voltar a concorrer no próximo pleito, em novembro, para sua própria vaga ou postular ao Senado.

O homem de 23 anos que disparou em Giffords, Jared Lee Loughner, foi considerado não culpado pela tentativa de homicídio por ter sido diagnosticado com transtorno bipolar. Ele está internado em uma prisão no estado do Missouri, em que recebe medicação para recuperá-lo mentalmente para um segundo julgamento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61253/visualizar/