Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 22 de Janeiro de 2012 às 07:06

    Imprimir


Mitt Romney, o até agora favorito para ser o candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, perdeu sua vantagem frente a seu mais próximo rival, Newt Gingrich, nas intenções de voto para as primárias deste sábado na Carolina do Sul, segundo as pesquisas.

Romney começou a semana com uma cômoda vantagem de 23 pontos frente a Gingrich, ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados), e o ex-senador da Pensilvânia, Rick Santorum, mas para sexta-feira esse número se viu reduzido a apenas dez pontos.

Uma pesquisa da American Research Group (ARG), realizada entre quinta-feira e sexta-feira passados, assinala que Gingrich tem para Romney vantagem de uma margem entre 40% a 26%. Em comparação, na enquete da quinta-feira da ARG, ambos tinham um empate técnico, com 33% para Gingrich e 32% para Romney.

As primárias do conservador estado da Carolina do Sul são as primeiras do processo eleitoral em curso que se realizam no sul dos EUA e o terceiro pleito neste trimestre, após os "caucus" (assembléias populares) de Iowa do dia 3 de janeiro e as primárias de New Hampshire, sete dias depois.

Desde 1980, o ganhador das primárias da Carolina do Sul conseguiu a candidatura presidencial do Partido Republicano.

Por outro lado, segundo projeções da Five Thirty Eight, que faz uma média das pesquisas mais recentes, Gingrich tem agora 87% de probabilidades de ganhar as primárias da Carolina do Sul, com 38,7% do voto, contra 13% de Romney, com 29,3%.

Se Gingrich ganhar esta noite, Romney ainda mantém possibilidades matemática de conseguir a candidatura porque continua liderando no número de delegados para a convenção nacional de agosto próximo e lidera nas preferências dos eleitores na Flórida, que realizará suas primárias no dia 31 de janeiro.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61316/visualizar/