O Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), ligado à confraria muçulmana, obteve 498 cadeiras na nova câmara baixa egípcia, ao término de um processo eleitoral que transcorreu em três fases desde 28 de novembro passado.
O PLJ obteve 127 deputados na eleição proporcional da lista e 108 na eleição de dois turnos em áreas uninominais, segundo os resultados oficiais que confirmam as cifras provisórias divulgadas anteriormente.
O partido fundamentalista salafista Al Nur ficou em segundo, com 121 cadeiras, o que representa 24% dos deputados.
O partido liberal Wafd, em terceiro lugar, conquistou 9% das cadeiras.
A Assembleia Popular (câmara baixa) deve ser completada com a designação de 10 deputados por parte do Conselho Militar que dirige o Egito e é presidido pelo marechal Hussein Tantaui.
Na segunda-feira passada, o PLJ comunicou que havia designado seu secretário-geral, Saad al Katatni, para presidir a Assembleia do Povo, depois de chegar a um acordo com outros partidos para que esse cargo seja atribuído à primeira formação parlamentar.
A primeira sessão da Assembleia Popular acontecerá na segunda-feira.
Em 29 de janeiro começa a eleição do Senado.
O futuro parlamento terá que designar uma comissão encarregada de redigir uma nova Constituição, que deve ser aprovada antes da eleição presidencial prevista para junho próximo, última etapa do processo político posterior à renúncia de Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011
Comentários