Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Janeiro de 2012 às 16:41

    Imprimir


Em meio à compra de materiais escolares, é importante observar algumas dicas que podem contribuir com a saúde dos estudantes. O uso correto da mochila, por exemplo, pode evitar dores e até deformidades. Seu peso não pode ultrapassar 10% do peso de quem a carrega. Para isso, o especialista em coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), Luiz Eduardo Carelli, recomenda que a mochila seja arrumada diariamente de acordo com as necessidades do aluno, para cada dia de aula. Assim, ao invés de comprar um caderno de 10 matérias, o ideal é utilizar um para cada. Para quem utiliza fichário, basta levar apenas as folhas das matérias que serão utilizadas.

Ainda em relaçaõ às mochilas, ele alerta que deve ser dada preferência àquelas com alças alcochoadas e cuja largura não seja maior que as costas da criança. A altura deve ser até a região da cintua. A bolsa também deve estar ajustada ao tronco e ser carregada sobre os dois ombros. “A sobrecarga em um lado do corpo pode ocasionar problemas de postura, como escoliose e cifose, e sérias dores", alerta.

Outro item que merece atenção na volta às aulas é o calçado ideal. De acordo com o ortopedista infantil Pedro Henrique Mendes, as crianças precisam de sapatos maleáveis, tanto no comprimento quanto na largura e devem manter a base do pé estável no chão. Ele pondera que sapatos com saltinhos devem ser evitados, pois podem facilitar a perda de equilíbrio.

Ao chegar na sala de aula, o alerta dos especialistas do Into é para os professores, que devem ficar atentos à postura dos alunos. “É importante sinalizar a garotada a manter uma postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira”, afirmou Carelli. No entanto, cabe aos pais observar se as cadeiras da escola são adequadas, de maneira que tenham um tamanho compatível com as mesas e os alunos. (Com Ascom Into)





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61645/visualizar/