João Victor, 16, caiu durante festa; inquérito é concluído após 1 ano
Excesso de bebida causou queda de garoto, diz a Polícia
A Polícia Civil concluiu que o acidente envolvendo o estudante João Victor, 16, que caiu do Edifício Dunhill, na Avenida Ipiranga, em Cuiabá, em novembro de 2010, foi acidental, motivado por consumo exagerado de bebida alcoólica.
O inquérito foi conduzido pela delegada Alexandra Campos Mensch Fachone, da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica). Assim, não houve responsabilização de nenhuma pessoa diretamente.
O inquérito terminou na semana passada, porém alguns pontos não foram totalmente esclarecidos. Nas investigações, a Polícia não conseguiu apontar o andar exato da queda do adolescente. A dúvida seria pelo fato de ter vestígios de movimentação dos adolescentes do quarto até o nono andar do edifício.
A assessoria de imprensa informou ao MidiaNews que havia vestígios de copos com resto de bebidas em vários locais do condomínio. Além do mais, os depoimentos não teriam elucidado essa dúvida. Inclusive, a própria vítima disse, em depoimento à delegada, que não se lembrava de onde tinha caído.
Em entrevista ao site, em março de 2011, logo após tomar o depoimento de João Victor, Fachone disse que o garoto pouco pôde contribuir com o andamento do inquérito. O menor estaria sofrendo de amnésia parcial e não se lembrava dos fatos ocorridos no dia do acidente, 28 de novembro de 2010.
No depoimento, João Victor disse que bebeu "um pouco" na festa, mas não se lembra a quantidade. A última lembrança do jovem, na noite da queda, é de que ele esperava pela mãe, na sala de recepção.
O inquérito foi embasado também com perícias no local do fato, coleta de gravações do circuito interno, e concluiu que a queda do adolescente foi fomentada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que resultou no grave acidente.
Mesmo assim, a investigação não alcançou elementos que indicassem que alguma pessoa tenha concorrido para o "acidente". A análise do resultado da investigação será feita pelo Ministério Público Estadual.
O inquérito policial foi encaminhado no final da tarde de sexta-feira (13) à Justiça. Agora, cabe ao Ministério Público, titular da ação penal pública, analisar eventual responsabilização criminal.
Relembre o caso
João Victor teria caído de uma janela lateral de uma das unidades do quarto andar do Edifício Dunhill, de classe média alta, localizado na Avenida Ipiranga, quase na esquina com a Avenida Dom Bosco, no bairro Goiabeiras.
O incidente ocorreu no começo da madrugada do dia 28 de novembro e havia a suspeita de que a queda pode ter sido uma brincadeira de mau gosto ou a prática de buyilling.
O termo, em inglês, é utilizado para designar atitudes agressivas, verbais ou físicas, psicológicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, geralmente, jovens.
O garoto participava de uma festa com amigos da mesma idade.
Logo após o ocorrido, as polícias Civil e Militar foram acionadas e começaram, imediatamente, a ouvir os jovens.
Comentários