Oportunidades vão de construção de edifícios a obras de infraestrutura
O curso de engenharia civil tem como objetivo formar profissionais aptos para atuar em planejamento, gerenciamento, projetos e execução de obras civis como edifícios, pontes, viadutos, túneis, metrô, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, barragens, usinas de geração de energia, instalações hidráulicas industriais e prediais, saneamento básico e ambiental, transporte e tráfego.
O coordenador do curso na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Henrique Dinis, diz que lá a graduação é dividida em quatro eixos: gestão de projetos e construção; estruturas; planejamento urbano e engenharia de transportes; e meio ambiente e recursos hídricos.
Segundo o professor, os profissionais podem atuar em todas as áreas da construção civil como construção, incorporação, indústrias de artefatos ou de materiais de construção, empresas de projetos e consultoria, empresas públicas, ou dedicando-se ao ensino em universidades e escolas técnicas.
O curso tem estágio obrigatório de seis meses. E conta com o acompanhamento de um professor que avalia se o aluno está tendo um bom desempenho.
De acordo com Dinis, para ser um bom profissional e obter destaque no mercado, o estudante de engenharia civil precisa ter espírito empreendedor. "O aluno deve ter espírito arrojado, querer enfrentar situações difíceis e resolver os problemas", afirma o coordenador.
Salário inicial
5 mil
Duração
5 anos
Disciplinas
Topografia, mecânica dos sólidos, estatística, hidráulica, ferrovias, pontes, urbanismo, economia, administração, drenagem e tráfego
* O CADERNO SOBRE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA CIRCULA NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA DO MÊS (LEIA O PRÓXIMO NO DIA 31/1
Comentários