Ídolo da NFL cria polêmica com opiniões contra aborto
"Tebowmania". É assim que a imprensa americana se refere à idolatria em torno do quarterback Tim Tebow, 24.
Astro do Denver Broncos, o atleta levou a franquia que teve a segunda pior campanha da NFL (liga profissional de futebol americano dos EUA) em 2010 à segunda rodada dos play-offs deste ano. Hoje, a equipe enfrenta o New England Patriots por um lugar nas finais de conferência.
Mark Leffingwell - 18.dez.11/Reuters | ||
O quarterback Tim Tebow em treino do Denver Broncos |
Fenômeno universitário, foi bicampeão nacional pela Universidade da Flórida antes de ser recrutado pelo Denver Broncos no draft de 2010.
Foi alçado ao time titular nesta temporada, no sexto jogo, quando o time tinha quatro derrotas e uma vitória.
Em seu primeiro jogo, contra o Oakland Raiders, comandou a equipe a uma virada sensacional. A três minutos do fim, o Denver perdia por 15 a 0, mas conseguiu vencer na prorrogação.
A partir dali foram seis vitórias que levaram os Broncos aos play-offs, algo que não alcançavam desde 2005.
No primeiro duelo dos mata-matas, há uma semana, Tebow foi novamente protagonista na vitória emocionante sobre o Pittsburgh Steelers, vice-campeão do Super Bowl no ano passado.
Mas, fora de campo, ele polariza opiniões. Cristão fervoroso, o jogador estrelou um comercial antiaborto que foi ao ar no intervalo do Super Bowl de 2011. Virou alvo de grupos feministas.
Nascido nas Filipinas, o atleta afirma que só nasceu porque sua mãe, missionária, recusou-se a fazer o aborto sugerido por médicos devido aos remédios que ela usava para tratar uma doença contraída na gravidez.
Deus e Jesus Cristo são comumente lembrados nas entrevistas de Tebow, o que gerou reação dos adversários.
"Mais uma vez Deus salvou Tim Tebow e os Broncos", ironizou o defensor Terrel Sugs, do Baltimore Ravens, após o Denver só passar aos play-offs graças a uma derrota do Oakland na última rodada.
"Tento me manter centrado em minha fé, na minha família, e nas pessoas próximas a mim", respondeu Tebow.
Por ser "um homem de fé", Tebow atraiu a atenção dos pais de Katy Perry, que se divorciou recentemente. Querem marcar um encontro entre a famosa cantora e astro numa igreja na Califórnia.
Com agências de notícias
NA TV
Denver Broncos x New England Patriots
23h ESPN e ESPN HD
Comentários