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Sexta - 13 de Janeiro de 2012 às 15:10

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Secom
Concepção arquitetônica do sistema VLT na região da Avenida da FEB, em Várzea Grande
Concepção arquitetônica do sistema VLT na região da Avenida da FEB, em Várzea Grande

O Ministério das Cidades publicou, no Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira (13), a Portaria 22/2012, que valida a 1ª etapa de seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte. A medida vai viabilizar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. A informação é da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa).

A primeira etapa compreende o montante de R$ 423 milhões, recurso que já estava aprovado para a melhoria do transporte coletivo e, agora será, redirecionado para o denominado "metrô de superfície".

O modal foi escolhido pelo Governo do Estado como opção para o sistema de transporte público na Grande Cuiabá, com vistas ao Mundial de Futebol, daqui a três anos. Anteriormente, a preferência era pelo sistema Bus Rapid Transit (BRT), de ônibus coletivo articulado.

A Caixa Econômica Federal (CEF) aguardava a publicação da portaria para fazer o distrato do BRT e concluir o novo contrato de financiamento de R$ 423 milhões.

Após a contratação do empréstimo, o Governo de Mato Grosso lançará o edital de licitação do VLT, nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), conforme MidiaNews revelou, no começo da semana.

Nos próximos dias, o Estado também realizará a confirmação da capacidade de endividamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Mato Grosso já tem a autorização para contrair o financiamento de R$ 1,26 bilhão, quantia prevista para implantação do VLT.

Segundo o secretário da Copa, Eder Moraes, a previsão é de que todos esses trâmites burocráticos sejam cumpridos na próxima semana, concluindo esta primeira etapa.

"A importância dessa publicação de hoje é que possibilita dar continuidade e celeridade nos prazos de lançamento do edital para licitação da obra. Graças ao apoio e condução pessoal do governador Silval Barbosa, obtivemos êxito em mais esta etapa", disse o secretário, por meio da assessoria de imprensa.

A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões, junto à CEF, com recursos do BNDES. A carta-consulta solicitando esse empréstimo já foi protocolada em outubro no agente financeiro.

Além do financiamento, o Governo de Mato Grosso investirá R$ 110 milhões com recursos próprios, totalizando R$ 1,26 bilhão. Vale ressaltar que o valor efetivo do investimento no modal VLT só será conhecido mediante o processo licitatório.

"A implantação do VLT redesenhará o tráfego nas principais avenidas de Cuiabá e de Várzea Grande (VG) e proporcionará melhor eficiência e segurança no trânsito das duas maiores cidades mato-grossenses, gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos", disse o governador Silval Barbosa.

Itinerários

O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA- Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação.

Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficará ao lado dos trilhos, no canteiro central.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho, será feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.






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