Dos pólos, Rondonópolis é o único onde PMDB não sabe quem lançar
Rondonópolis é a única cidade-pólo do Estado onde o PMDB não tem definido o pré-candidato a prefeito. O impasse está em lançar ou não Zé do Pátio à reeleição. A administração enfrenta alto índice de rejeição popular e o nome de Pátio, embora se esforce para reverter a situação, não tem conseguido resgatar a auto estima da militância peemedebista. Com seu estilo populista e perfil mais político do que técnico, Pátio tem exagerado na propaganda de feitos administrativos, especialmente quanto à execução de obras e de casas populares. Por outro lado, enfrenta uma oposição dura e brigas internas.
Dentro do partido há outras alternativas de candidatura. O próprio deputado federal Carlos Bezerra, que comanda a legenda no Estado há mais de uma década, está consultando lideranças e filiados sobre a possibilidade de ele próprio entrar no páreo. A deputada estadual licenciada Teté Bezerra, secretária de Desenvolvimento do Turismo do Estado, também é citada nos bastidores como espécie de pré-candidata reserva.
O temor da cúpula é do partido perder nas urnas o comando do terceiro maior município do Estado. Para evitar derrota do PMDB, que inclusive conduz o Estado com Silval Barbosa, a estratégia é lançar um nome sem desgaste e com boa visibilidade eleitoral. Estuda-se até apoiar candidato de outra agremiação, com amarrações visando as eleições gerais de 2014. Os principais pré-candidatos pela oposição são o deputado e ex-prefeito Percival Muniz (PPS), o também ex-prefeito Rogério Salles (PSDB), o vereador Mohamed Zaher (PSD) e o apresentador de TV Carlos Vanzeli, que passou a ser opção do PDT, já que o ex-prefeito Adilton Sachetti, ainda "baqueado" com a derrota à reeleição em 2008 e desiludido, já "jogou a toalha".
Definições
Enquanto peemedebistas rondonopolitanos batem cabeça sobre quem lançar à sucessão, o partido já decidiu que em Várzea Grande terá na disputa o deputado Walace Guimarães. O secretário das Cidades Nico Baracat foi convencido a ficar de fora. Em Colíder, o PMDB concorre com o deputado Nilson Santos. Em Cuiabá, a aposta do partido é o empresário Dorileo Leal. O partido buscará a reeleição de Juarez Costa, em Sinop, e de Chicão Bedin em Sorriso. Para a Prefeitura de Cáceres, deve concorrer com o professor Adriano Silva, reitor da Universidade do Estado (Unemat).
Comentários