Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Outubro de 2013 às 07:24

    Imprimir


Nesta sexta-feira(25/10), às 9 horas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso convida os profissionais de comunicação para apresentação das novas ferramentas de informação e acompanhamento do controle externo: a Central da Copa e o Índice de Gestão Fiscal. A apresentação será na Escola Superior de Contas, 1º Piso.

A Central da Copa do Portal do TCE - MT reúne as mais recentes informações sobre o andamento das Obras da Copa 2014 executadas na região Metropolitana de Cuiabá. Por meio da ferramenta GeoCloud, serão disponibilizadas fotos de acompanhamento das obras, mapas, relatórios e informações prestadas pelos gestores através do Sistema Geo-Obras.

O GeoCloud é um projeto que tem como objetivo aprimorar o controle das obras públicas através do Geo-Obras e posteriormente será utilizado para monitoramento de todas as obras (9.741) auditadas nos municípios mato-grossenses. O Geo-Obras é um software de propriedade do TCE-MT com ferramentas para gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e georreferenciamento. O sistema é utilizado no controle externo das obras e serviços de engenharia executadas pelas unidades gestoras na fiscalização dos recursos públicos.


Índice de Gestão Fiscal do TCE-MT

Para mensurar a qualidade da gestão pública em todos os municípios de Estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso desenvolveu o Índice de Gestão Fiscal (IGF). A metodologia utilizada é semelhante aos cálculos realizados pelo conceituado Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). O cálculo é feito por softwares, o que garante a impessoalidade. O avanço em tecnologia social é possível devido à preocupação com a modernização institucional que garantiu ferramentas de tecnologia da informação, como o Bussiness Intelligence (B.I.).

O objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à aplicação dos recursos públicos. O IFDM já era utilizado pelo órgão de controle externo no julgamento das contas.

Durante a apresentação, os técnicos estarão a disposição dos jornalistas para esclarecimentos e treinamento para utilização das ferramentas visando busca de informações sobre obras.

DIA: 25/10
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Escola Superior de Contas - TCE-MT
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6206/visualizar/