Jairo Costa Silveira, do Corpo de Bombeiros, orientou a mãe, Denise Daiane da Silva, por telefone
Por telefone, bombeiro auxilia nascimento de bebê em Porto Alegre
Por volta das 8h30min desta terça-feira, o choro da recém-nascida Vitória mostrou que as orientações do soldado Jairo Costa Silveira, do Corpo de Bombeiros, haviam dado certo. Em menos de meia-hora, Denise Daiane da Silva, 21 anos, livrou-se das contrações que sentia e deu à luz em casa, no Bairro Rubem Berta.
Os minutos de nervosismo foram acompanhados pela amiga Michelle da Costa Dorneles, 24 anos, que mora com Denise.
– Ligamos para o Samu, que disse não se tratar de urgência, e para a Brigada Militar. Não sabíamos o que fazer – afirma Michelle.
Uma outra amiga de Denise fez contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193. A ligação caiu nas mãos de Jairo, quem deus as primeiras orientações para as duas. Depois de acalmar a grávida, o soldado desligou para fazer contato com o 20º BPM e pedir que o batalhão enviasse uma viatura. No meio tempo, as contrações aumentaram e Denise deu à luz. Novamente, Jairo foi acionado e prestou os primeiros socorros.
– A gente procura saber exatamente como é a cena do que está acontecendo, só assim podemos orientar. Em seguida, a viatura chegou – relata o soldado, que tem 20 anos de profissão e quatro partos no currículo – dois pessoalmente e dois por telefone.
Mãe e filha foram levados ao Hospital Conceição e passam bem. Denise deu o nome de Vitória à pequena em função de toda a batalha que ela passou com apenas horas de vida.
Comentários