Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Janeiro de 2012 às 08:57

    Imprimir


Na edição de domingo (08) o Diário de Cuiabá publicou uma matéria falando sobre as pessoas que sofrem do Mal de Alzheimer – e também sobre a difícil missão de quem convive com os doentes.

Uma pesquisa recente sobre a doença, realizada nos Estados Unidos, mostrou que mais de 50 por cento dos casos de Alzheimer podem ser prevenidos – e que a prevenção estaria baseada em sete mudanças principais no estilo de vida.

Segundo o site especializado em saúde Real Age (www.realage.com), é necessária mais investigação para confirmar se existe um nexo de causalidade entre os fatores de risco apurados pela pesquisa e o Alzheimer, como sedentarismo, fumo e obesidade. Mas haveria muitas outras razões de saúde para fazer as seguintes alterações sugeridas:

1. Manter-se em movimento. A inatividade é ligada a um maior risco de Alzheimer – e caminhar todos os dias pode evitar que o seu cérebro “encolha”.

2. Não fumar.

3. Comer bananas. O potássio desta fruta barata e abundante pode ajudar a baixar a pressão arterial em até 3 pontos! E pressão arterial baixa na meia-idade pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.

4. Dormir bem. Dormir uma boa noite de sono pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, diminuindo assim as chances de sofrer de Alzheimer. 5. Exercite-se fora de casa. Pessoas que se exercitam fora de casa – ao contrário de quem se exercita no ginásio ou no interior da casa - têm menos depressão. Isso é uma boa notícia para o cérebro, porque a depressão pode aumentar o risco da doença de Alzheimer.

6. Estude. O ensino superior é ligado a taxas mais baixas de Alzheimer. Voltar a estudar uma nova língua, por exemplo, ajuda a diminuir o potencial de Alzheimer.

7. Perder peso. Pessoas que se tornam obesas na meia-idade correm mais risco de sofrer de Alzheimer, afirmou a pesquisa. Um plano para perder peso de forma segura é, portanto, uma boa atitude para quem quer evitar o Alzheimer.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/62399/visualizar/